Está encontrado o adversário de Benfica ou Nice no playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões. O Fenerbahçe, de José Mourinho, eliminou, esta terça-feira, o Feyenoord e ainda sonha com o acesso aos milhões desta competição europeia. Após a surpreendente derrota em Roterdão na última semana, houve festa turca na cidade de Istambul.
Na última semana, o Fenerbahçe tinha perdido perdido por 2-1 na visita ao conjunto dos Países Baixos. Pela frente tinha a espinhosa missão de tentar anular a desvantagem trazida da primeira mão desta terceira pré-eliminatória. A missão acabou por ser bem sucedida e o Fenerbahçe goleou por 5-2, num jogo disputado Estádio Sukru Saracoglu, em pleno coração da cidade de Istambul.
Mas nem tudo começou por correr bem à turma de José Mourinho. Depois de quase 45 minutos sem golos em solo turco, o marcador piscou por três vezes à beira do apito para o intervalo, a primeira das quais a favor do conjunto visitante.
Decorria o minuto 41 da partida quando surgiu o primeiro golo. Na sequência de um pontapé livre que foi batido por Hwang In-Beom, Tsuyoshi Watanabe antecipou-se à defesa do Fenerbahçe, que tinha o português Nélson Semedo como titular, e abriu a contagem.
No entanto, e no espaço de menos de um minuto e meio, o Fenerbahçe voltou a igualar as contas da eliminatória. Após um pontapé de canto que foi cobrado por Sebastian Szymanski, o inglês Archie Brown saltou mais alto do que toda a gente e empatou a partida aos 44 minutos. Mas a reviravolta do Fenerbahçe acabaria por aparecer num ápice.
Nos descontos da primeira parte, En-Nesyri, que tinha visto um golo ser-lhe anulado à passagem do minuto 27, assistiu o colombiano Jhon Durán nas costas da defesa do Feyenoord. O antigo companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo no Al Nassr dominou a bola e atirou para dentro da baliza contrária com classe. O 3-3 na eliminatória estava alcançado e haviam 45 minutos pela frente para se encontrar o vencedor da partida.
Robin van Persie fez um alteração em tempo de intervalo e colocou em campo Gonçalo Borges que entrou para o lugar de Leo Sauer. O antigo jogador do FC Porto acabou por ficar ligado a um falhanço claro que poderia ter devolvido a vantagem ao Feyenoord. Ao minuto 50, o extremo ficou cara a cara com Irfan Egribayat dentro da pequena área, tentou colocar a bola para o canto inferior direito, mas o guarda-redes do Fenerbahçe fez uma grande defesa.
Quem acabou por não perdoar este falhanço foi o Fenerbahçe e o brasileiro Fred. Decorria o minuto 55 quando os turcos saltaram para a frente da eliminatória e com um golaço de todo o tamanho do canarinho. Aproveitando um erro de um jogador do Feyenoord em zona proibida, o ex-jogador do Manchester United, do meio da rua, atirou por cima do guarda-redes dos neerlandeses, que nada podia fazer.
Com a cambalhota na eliminatória selada, o Fenerbahçe não baixou os braços e acabou por chegar à goleada. Após nova assistência de Archie Brown, Youssef En Nesyri fez o gosto ao pé e fixou o 4-1 à passagem do minuto 83. Tsuyoshi Watanabe voltou a bisar para o conjunto de Roterdão aos 89 minutos. O último golo da partida foi apontado por Talisca (90+6').
O Fenerbahçe segue, agora, para o playoff da Liga dos Campeões, onde defronta Benfica ou Nice, que ainda jogam na noite desta terça-feira. Já o Feyenoord cai para a Liga Europa.
Leia Também: Moussa 'trama' Fenerbahçe e Mourinho fica em apuros na Liga dos Campeões