'Monumento' de Fred alegra Mourinho e deixa Fenerbahçe na mira do Benfica

Conjunto turco, orientado pelo treinador português, virou o resultado negativo trazido de Roterdão e confirmou a passagem ao playoff da Liga dos Campeões. Segue-se um duelo com o Benfica ou com o Nice.

ISTANBUL, TURKIYE - AUGUST 12: Fred (7) of Fenerbahce celebrates after scoring a goal with his teammates during the UEFA Champions League third qualifying round second-leg football match between Fenerbahce and Feyenoord at Chobani Stadium in Istanbul, Tur

© Getty Images

Rodrigo Querido
12/08/2025 19:57 ‧ há 2 horas por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

Está encontrado o adversário de Benfica ou Nice no playoff de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões. O Fenerbahçe, de José Mourinho, eliminou, esta terça-feira, o Feyenoord e ainda sonha com o acesso aos milhões desta competição europeia. Após a surpreendente derrota em Roterdão na última semana, houve festa turca na cidade de Istambul.

 

Na última semana, o Fenerbahçe tinha perdido perdido por 2-1 na visita ao conjunto dos Países Baixos. Pela frente tinha a espinhosa missão de tentar anular a desvantagem trazida da primeira mão desta terceira pré-eliminatória. A missão acabou por ser bem sucedida e o Fenerbahçe goleou por 5-2, num jogo disputado Estádio Sukru Saracoglu, em pleno coração da cidade de Istambul.

Mas nem tudo começou por correr bem à turma de José Mourinho. Depois de quase 45 minutos sem golos em solo turco, o marcador piscou por três vezes à beira do apito para o intervalo, a primeira das quais a favor do conjunto visitante.

Moussa 'trama' Fenerbahçe e Mourinho fica em apuros na Liga dos Campeões

Moussa 'trama' Fenerbahçe e Mourinho fica em apuros na Liga dos Campeões

Extremo argelino, associado ao Benfica, apontou o golo da vitória (2-1) do Feyenoord na receção ao Fenerbahçe, para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Luis Júnior | 21:58 - 06/08/2025

Decorria o minuto 41 da partida quando surgiu o primeiro golo. Na sequência de um pontapé livre que foi batido por Hwang In-Beom, Tsuyoshi Watanabe antecipou-se à defesa do Fenerbahçe, que tinha o português Nélson Semedo como titular, e abriu a contagem.

No entanto, e no espaço de menos de um minuto e meio, o Fenerbahçe voltou a igualar as contas da eliminatória. Após um pontapé de canto que foi cobrado por Sebastian Szymanski, o inglês Archie Brown saltou mais alto do que toda a gente e empatou a partida aos 44 minutos. Mas a reviravolta do Fenerbahçe acabaria por aparecer num ápice.

Nos descontos da primeira parte, En-Nesyri, que tinha visto um golo ser-lhe anulado à passagem do minuto 27, assistiu o colombiano Jhon Durán nas costas da defesa do Feyenoord. O antigo companheiro de equipa de Cristiano Ronaldo no Al Nassr dominou a bola e atirou para dentro da baliza contrária com classe. O 3-3 na eliminatória estava alcançado e haviam 45 minutos pela frente para se encontrar o vencedor da partida.

Robin van Persie fez um alteração em tempo de intervalo e colocou em campo Gonçalo Borges que entrou para o lugar de Leo Sauer. O antigo jogador do FC Porto acabou por ficar ligado a um falhanço claro que poderia ter devolvido a vantagem ao Feyenoord. Ao minuto 50, o extremo ficou cara a cara com Irfan Egribayat dentro da pequena área, tentou colocar a bola para o canto inferior direito, mas o guarda-redes do Fenerbahçe fez uma grande defesa.

Quem acabou por não perdoar este falhanço foi o Fenerbahçe e o brasileiro Fred. Decorria o minuto 55 quando os turcos saltaram para a frente da eliminatória e com um golaço de todo o tamanho do canarinho. Aproveitando um erro de um jogador do Feyenoord em zona proibida, o ex-jogador do Manchester United, do meio da rua, atirou por cima do guarda-redes dos neerlandeses, que nada podia fazer.

Com a cambalhota na eliminatória selada, o Fenerbahçe não baixou os braços e acabou por chegar à goleada. Após nova assistência de Archie Brown, Youssef En Nesyri fez o gosto ao pé e fixou o 4-1 à passagem do minuto 83. Tsuyoshi Watanabe voltou a bisar para o conjunto de Roterdão aos 89 minutos. O último golo da partida foi apontado por Talisca (90+6').

O Fenerbahçe segue, agora, para o playoff da Liga dos Campeões, onde defronta Benfica ou Nice, que ainda jogam na noite desta terça-feira. Já o Feyenoord cai para a Liga Europa.

Leia Também: Moussa 'trama' Fenerbahçe e Mourinho fica em apuros na Liga dos Campeões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Óbito

Mattia Debertolis morre após desmaiar em prova de orientação nos Mundiais

Liga portuguesa

ClubeJPts
1FC Porto13
2Famalicão13
3Sp. Braga13
4Arouca13
5Gil Vicente13
6Sporting13
7Moreirense13
8Estoril11
9Estrela11
10Benfica00
11Rio Ave00
12Alverca10
13AVS10
14C.D. Nacional10
15Casa Pia10
16Santa Clara10
17Tondela10
18Vitória SC10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Real Madrid

Courtois com equipa na F1? "É difícil, mas objetivo é subir à F3 e à F2"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas