O Portimonense entrou, ao final da tarde deste sábado, da melhor maneira na época 2025/26, com um triunfo frente ao Penafiel, por 2-1, em jogo a contar para a primeira ronda do segundo escalão do futebol português. Um duelo que contou com várias estreias.
A partida colocou frente a frente duas equipas que estrearam novos treinadores para esta temporada. Tiago Fernandes deixou o Torreense, que orientou na época passada, para assumir os destinos do emblema de Portimão, ao passo que Pedro Russiano se estreou nas competições profissionais. O técnico chegou do Lusitano de Évora, clube que guiou à promoção rumo à Liga 3, para render Hélder Cristóvão nos durienses.
Antes do apito inicial no Portimonense-Penafiel, que aconteceu no Estádio Municipal de Portimão, Diogo Jota, André Silva e Jorge Costa - estes dois últimos antigos jogadores do Penafiel - foram homenageados com um minuto de silêncio. As imagens da transmissão televisiva mostraram as três camisolas expostas no centro do relvado
No que ao jogo jogado diz respeito, a partida a sul do país contou com três golos. O primeiro deles aconteceu à passagem do minuto nove. Tamble Monteiro marcou o primeiro tiro certeiro dos algarvios na presente edição da II Liga. Numa jogada de contra-ataque muito bem construída, Tiago Mamede encontra João Reis sem marcação por parte da defensiva penafidelense. O antigo jogador do Estrela da Amadora tirou o cruzamento atrasado para o desvio do avançado.
O empate do conjunto penafidelense aconteceu pouco depois da meia-hora de jogo na cidade de Portimão. Ruben Alves abriu uma 'autoestrada' nas costas da defesa da equipa da casa e a bola chegou a Raul Alcaina. Na cara do guarda-redes do Portimonense, o avançado espanhol não desperdiçou e assinou o empate aos 33 minutos.
A equipa da casa acabaria por chegar à conquista dos três pontos pouco depois da hora de jogo em Portimão. Na sequência de um pontapé de canto, há um defesa dos algarvios que falha o desvio. A bola acaba por chegar a Douglas Grolli que com um simples toque coloca a bola na entrada da área. É nessa zona que surge o jovem Samuel Lobato. O antigo jogador do Famalicão atirou de primeira e fixou o resultado final aos 62 minutos, naquela que foi a sua estreia a marcar como futebolista profissional.
O Portimonense soma, desta maneira, aqueles que são os seus três primeiros pontos da época, e isola-se, provisoriamente, no topo da classificação da II Liga. Por seu turno, o Penafiel queda-se pelo 16.º lugar, sem pontos somados na competição.
Depois de um sábado com três jogos, a jornada prossegue agora durante o dia de domingo. A manhã começa com a receção do Desportivo de Chaves ao Benfica B. Seguir-se-ão o Marítimo-Lusitânia de Lourosa (às 14h00), o Leixões-Felgueiras (às 15h30), o União de Leiria-Académico de Viseu e o FC Porto B-Feirense (ambos às 18h00).
A ronda encerrará na próxima segunda-feira, pelas 18h00, quando a Oliveirense receber o Farense, em 'casa' emprestada pelo Vizela, visto que o novo relvado do Estádio Carlos Osório ainda não está em condições para receber jogos.
Leia Também: Sporting B estreia-se na II Liga com vitória 'ao cair do pano'