O Manchester United mostrou, esta sexta-feira, ao mundo o resultado das obras de renovação do centro de treinos de Carrington, uma das maiores apostas do mais recente co-proprietário, Sir Jim Ratcliffe, que investiu qualquer coisa como 50 milhões de libras (57,7 milhões de euros) neste projeto.
"Espero que ajude a levar o Manchestrer United onde o Manchester United precisa de ir", afirmou aquele que é o homem mais rico de todo o Reino Unido, na hora de apresentar o resultado de uma remodelação que tem como objetivo dar à equipa dos portugueses Ruben Amorim, Bruno Fernandes e Diogo Dalot todas as 'armas' de que necessita para reencontrar o caminho das vitórias.
Já este sábado, a estação televisiva britânica Sky Sports publica uma reportagem que demonstra o quão ao pormenor os red devils foram para maximizar o rendimento do plantel principal, começando, desde logo, pelo novo ginásio, munido de equipamentos da mais alta gama, assim como um sistema que permite ajustar os níveis de temperatura, humidade e outros parâmetros dependendo da necessidade dos jogadores que o estiverem a utilizar.
A sauna e o banho turco foram melhorados e ampliados. Agora, ao lado, contam com piscinas equipadas com passadeiras subaquáticas, que podem ser elevadas ou rebaixadas para a altura ideal do tratamento de cada lesão. Se já está impressionado, saiba que a atenção ao detalhe não fica por aqui.
Uma das principais inovações instaladas pelo clube é, nada mais, nada menos, do que... os urinóis inteligentes. Estes dispõem de um sistema que analisa, em tempo real, a urina de um jogador, permitindo perceber, não só se este está desidratado, como até a quantidade de líquidos de que este necessita para alcançar os níveis de hidratação ideais, e, assim, alcançar o melhor plano físico possível.
Para quê sair de Carrington?
Um dos principais cuidados tidos pela direção do Manchester United teve a ver com o tempo que os jogadores passam no centro de treinos de Carrignton. A intenção passou, desde cedo, por assegurar que seria o máximo possível, de forma a fomentar o espírito de união no seio do balneário.
Para tal, foi construída, por exemplo, uma sala de barbeiro, para a qual os atletas podem levar os profissionais de eleição e chegar aos jogos no melhor dos estilos. Ao lado, encontra-se um simulador de Fórmula 1, para que as estrelas dos red devils possam entreter-se durante as 'horas mortas'.
Mais abaixo, no balneário, cada cacifo dispõe de um dispositivo com 'touchscreen', para que cada jogador possa tratar dos seus afazeres diários. O departamento clínico dispõe de um aparelho de ressonância magnética e outro de TAC. Este, com um 'scanner' corporal que, em sete minutos, consegue descobrir tudo o que há para descobrir na composição de um atleta.
Cristiano Ronaldo bem avisou
A construção do 'novo' complexo de Carrington torna-se, assim, realidade, quase três anos depois da 'explosiva' entrevista concedida pelo internacional português Cristiano Ronaldo ao jornalista britânica Piers Morgan, que acabaria por abrir caminho à rescisão do contrato que mantinha com o Manchester United e consequente assinatura com o Al Nassr.
Na altura, o avançado formado no Sporting alertou para a falta de evolução verificada no clube desde a primeira passagem, entre 2003 e 2009: "Não vejo evolução no clube desde que saiu Alex Ferguson, a progressão é zero. O ginásio, a piscina... Estão parados no tempo, o que me surpreendeu bastante.
Leia Também: Manchester United desvenda a 'nova casa' de Ruben Amorim e companhia