Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Menos Taremi... mais FC Porto. Viragem do ano provocou um 'apagão'

Avançado dos dragões foi 'sacrificado' por Sérgio Conceição no intervalo do jogo frente ao Marítimo. A decisão acabou por entregar três pontos ao campeão nacional, que, agora, não parece tão dependente de Taremi.

Menos Taremi... mais FC Porto. Viragem do ano provocou um 'apagão'
Notícias ao Minuto

07:50 - 03/02/23 por Tiago Antunes

Desporto FC Porto

O FC Porto arrancou, a ferros, os três pontos ao Marítimo, nos Barreiros, na tarde de quarta-feira. A equipa de Sérgio Conceição apresentou dificuldades para passar por cima da pressão dos insulares, que entraram no jogo com muita agressividade e vontade de dar resposta contra o campeão nacional.

Os golos da vitória, dois, chegaram apenas na segunda parte depois de algo que começa a ser mais usual. Sérgio Conceição 'sacrificou' Taremi ao intervalo, uma decisão que trouxe frutos aos dragões, a curto prazo.

Sai Taremi, entram... golos

Às três mexidas promovidas por José Gomes, Sérgio Conceição respondeu com uma pouco esperada, mas lucrativa. O FC Porto estava reduzido a 10 jogadores e Taremi foi o escolhido para sair, de forma a entrar um... avançado.

Notícias ao Minuto Taremi foi substituído no intervalo do Marítimo-FC Porto© Getty Images

Evanilson foi chamado a jogo, mais de um mês após a paragem por lesão. Coincidência ou não, a saída do iraniano resultou em golos, os quais deram a vitória ao FC Porto. Nenhum deles foi marcado por Evanilson, mas os dois foram marcados na ausência de Taremi.

Setes jogos e apenas um golo

A influência de Taremi nos resultados do FC Porto parece estar a reduzir. O avançado começou a época com grandes números, chegando ao fim do primeiro mês da temporada com quatro golos marcados em cinco jogos.

O iraniano foi ganhando protagonismo, muito pelos dois 'bis' contra Bayer Leverkusen e Club Brugge, na Liga dos Campeões, mas a viragem do ano não lhe fez bem. Em sete jogos em 2023, Taremi conseguiu marcar apenas um golo, frente ao Famalicão, numa goleada, por 4-1.

Notícias ao Minuto Taremi leva 19 golos em 30 jogos nesta época© Getty Images

No que toca à estatística, Taremi precisa de 149 minutos de jogo para marcar um golo, somando 10 na I Liga, os mesmos que Pedro Gonçalves e João Mário. Nenhum dos golos marcados garantiu pontos ou vitórias ao FC Porto. Na frente de ataque dos azuis e brancos, Taremi parece perder gás no que toca a números, uma perda que se reflete no tempo de jogo.

Toni Martínez espreita, Namaso ganha pontos e Evanilson ameaça

Taremi não é mais o destaque do ataque do FC Porto. Sérgio Conceição tem ao seu dispor uma panóplia de jogadores para a posição, ainda que todos diferentes, que permitem tirar o iraniano de jogo.

Toni Martínez não tem tido a maior das regularidades no que toca a tempo de jogo. O espanhol leva 1.092 minutos distribuídos por cinco competições diferentes, mas conta com alguns golos importantes nesta época. De destacar o 'hat-trick' nos oitavos de final da Taça de Portugal, frente ao Arouca, marcado na segunda parte. Já na Taça da Liga, frente ao Mafra, o golo que deu o empate ao FC Porto pertenceu a Toni Martínez, golo esse que impediu a derrota e terá tido peso acrescido na campanha pela prova.

Notícias ao Minuto Toni Martínez marcou nove golos em 30 jogos© Getty Images

Onde não há Toni Martínez, há Danny Namaso. O inglês tem ganho o carinho dos adeptos e a consideração de Sérgio Conceição. O técnico tem dado mais minutos de jogo ao avançado, que tem correspondido com alguns golos, ainda que poucos para ser opção no onze da I Liga. Há a destacar o 'bis' frente ao Desp. Chaves, na Taça da Liga, três dos quatro golos que o inglês faturou até ao momento nesta época.

Notícias ao Minuto Danny Namaso marcou quatro golos até esta fase da época© Getty Images

O mais 'ameaçador' para Taremi é Evanilson. O brasileiro teve uma paragem de um mês por conta de uma lesão, mas voltou à equipa frente ao Marítimo, colocando em causa a importância de Taremi na finalização do FC Porto. Os golos de Evanilson representam 14% dos golos dos dragões na I Liga, cinco deles marcados como titular. Significa isto que o brasileiro poderá ter de jogar desde o início para marcar mais, ainda que precise de menos minutos para marcar: 135 minutos.

Notícias ao Minuto Evanilson marcou oito golos em 26 jogos© Getty Images

Quando o avançado não marca, quem decide?

Dizem os números recentes que, quando falha o avançado, alguém assume a responsabilidade do golo. Esse alguém é distribuído pelo campo, não sendo limitado ao ataque.

Olhando para os últimos sete jogos, o FC Porto marcou 16 golos, um deles de Taremi. Os restantes 15 foram distribuídos da seguinte forma: três de defesas, quatro de médios e oito de avançado, com destaque para Galeno, com quatro golos. O brasileiro alcançou a melhor marca pessoal, com 14 golos apontados, melhor que os 13 golos na equipa B dos dragões, em 2016/17. A destacar, há ainda Stephen Eustáquio, médio de maior chegada ao ataque e que assinou a folha de marcadores frente a Académico de Viseu e Sporting, na Taça da Liga, os últimos dois jogos que disputou.

Notícias ao Minuto Galeno chegou aos 14 golos na época, a melhor marca pessoal© Getty Images

O FC Porto vai voltar aos relvados no próximo domingo frente ao Vizela, uma das vítimas favoritas de Taremi. O iraniano conta com três golos em cinco jogos frente aos minhotos, procurando seguir com um pleno de vitórias neste duelo com a camisola do FC Porto. Para os dragões, estará em jogo o segundo lugar da I Liga e uma eventual aproximação ao Benfica.

Leia Também: Taremi e Otamendi entre os 100 melhores do mundo para o The Guardian

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório