Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Leão goleia rumo à Champions e arranja 'confusão' para o Clássico da Luz

Formação orientada por Rúben Amorim assegurou presença na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada com esta vitória e mantém acesa a hipótese de ser bicampeão. Tudo depende do resultado do jogo da próxima ronda entre Benfica e FC Porto.

Leão goleia rumo à Champions e arranja 'confusão' para o Clássico da Luz
Notícias ao Minuto

22:30 - 01/05/22 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Sporting goleou, este domingo, o Gil Vicente, por 4-1, em jogo da 32.ª jornada da I Liga, e adiou por mais uma semana os festejos dos título do FC Porto, que podia ser campeão esta noite se os leões não vencessem. A vitória garante ainda a presença dos verde e brancos na fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada.

Sarabia, Marcus Edwards, Lucas Cunha, que marcou na própria baliza, e Pote marcaram os golos dos ainda campeões nacionais. Fran Navarro foi o autor do único tiro certeiro dos gilistas.

Tal como tinha prometido Rúben Amorim, o Sporting venceu e arranjou confusão para o Clássico da próxima semana na Luz entre o Benfica e o FC Porto e que pode ser determinante nas contas dos leões para uma possível revalidação do título de campeão nacional conquistado na época passada.

Filme do jogo:

Sem o capitão de equipa Seba Coates, Rúben Amorim colocou em campo o brasileiro Matheis Reis, que no último encontro no Bessa tinha cumprido um jogo de castigo. Ou melhor, quem entrou em campo foi a mãe do defesa canarinho, uma vez que os jogadores leoninos subiram ao relvado com os nomes das mães nas costas da camisola, ao invés dos nomes dos próprios futebolistas.

Os verde e brancos começaram a partida a pressionar alto e colocaram Andrew em sentido com remates de Nuno Santos, num lance que acabou anulado por fora de jogo de Palhinha, e de Sarabia, que atirou um livre direto a rasar a baliza à guarda do guardião dos gilistas.

A equipa de Barcelos causou perigo junto à baliza de Adán, aos 15 minutos, após um cruzamento de Talocha que nem Fran Navarro nem Leautey lograram desviar, mas o primeiro golo da partida acabou mesmo por ser da equipa da casa aos 21 minutos.

Numa má abordagem, Aburjania fez falta sobre Nuno Santos e o árbitro Miguel Nogueira, em estreia num jogo que envolve os três grandes do futebol português, não teve dúvidas em assinalar penálti, que seria confirmado pelo VAR. Chamado a converter, Sarabia festejou o 18.º golo da temporada.

A dominar a partida, os verde e brancos estiveram à beira do segundo em duas ocasiões. Primeiro, Sarabia, aos 26', atirou perto da baliza gilista e depois foi Porro que rematou de fora da área, aos 29 minutos, para uma grande defesa de Andrew. Pelo meio, a equipa que viajou de Barcelos, e que se apresentou sem Ricardo Soares a cumprir castigo, pediu um penálti por falta de Antonio Adán sobre o francês Leautey.

Sem conseguir contrariar o ímpeto do Sporting, o Gil Vicente sofreu o segundo no jogo aos 38 minutos. Após cruzamento de Matheus Nunes, Neto apareceu a cabecear para boa defesa de Andrew, a bola sobrou para Edwards que atirou para o fundo da baliza. O lance anulado numa primeira ocasião, mas o VAR validou aquele que foi o centésimo golo leonino está época.

Navarro relançou, mas leão resolveu a questão em dez minutos

A resposta do Gil Vicente surgiu no lance seguinte. Após livre de Pedrinho, Talocha desviou para o fundo das redes de Adán, mas o lance foi anulado por fora de jogo do defesa. Não valeu à primeira, mas, à segunda, Fran Navarro reduziu as distâncias em Alvalade (45+4'), num lance validado pelo VAR.

O segundo tempo começou com o Sporting à beira do terceiro golo. O canto de Pedro Porro desviou em Lucas Cunha e Andrew teve de mostrar grandes reflexos para evitar o autogolo do companheiro de equipa. Aos 51 minutos, o brasileiro evitou o bis de Sarabia também com uma boa defesa.

Se existiam dúvidas em relação ao vencedor do resultado, muito por culpa das iniciativas ofensivas que os gilistas costumam apresentar, o Sporting fez questão de resolver as contas em apenas dez minutos com dois golos que deitaram por terra as esperanças do Gil Vicente. À segunda, Lucas Cunha acabou por colocar a bola no fundo da própria baliza (53 minutos). Depois disso, Pote voltou aos golos e converteu um penálti, aos 63 minutos, que castigou uma falta de Fran Navarro sobre o internacional português.

Até ao apito final, o Sporting foi gerindo o jogo com tranquilidade, mas Rúben Amorim viu perder Luís Neto para o próximo jogo do campeonato em Portimão, uma vez que o defesa-central foi admoestado com o quinto amarelo da temporada.

Feitas as contas, o Sporting assegurou a continuidade na luta pelo título de campeão nacional, passando a somar 79 pontos no segundo lugar, a seis do líder FC Porto. O Gil Vicente, que procura alcançar a Liga Conferência Europa, está no quinto lugar com 48 pontos.

Momento do jogo: O autogolo de Lucas Cunha, no início da segunda parte, deitou por terra aquela que poderia ser uma possível reação dos gilistas no segundo tempo. O quarto golo dos leões logo seguida fechou o encontro.

Equipas iniciais

Onze do Sporting: Adán; Luís Neto, Gonçalo Inácio e Matheus Reis; Porro, Palhinha, Matheus Nunes e Nuno Santos; Edwards, Pedro Gonçalves e Sarabia.

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virgínia, Feddal, Rúben Vinagre, Esgaio, Ugarte, Daniel Bragança, Paulinho e Rodrigo Ribeiro.
 

Onze do Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Rúben Fernandes, Lucas Cunha, Talocha, Pedrinho. Fujimoto, Aburjania, Leautey, Samuel Lino e Fran Navarro.

Suplentes do Gil Vicente: Frelih, Diogo, João Afonso, Bilel, Boubacar, Vítor Carvalho, Henrique Gomes, Matheus Bueno e Elder Santana.

-----------------------------------------------

19h24 - Vamos às equipas iniciais para o duelo em Alvalade.

19h19 - Bonita homenagem dos atletas do Sporting às respetivas mães. Os jogadores leoninos vão entrar em campo com o nome das progenitoras nas costas das camisolas.

Antevisão

Sporting e Gil Vicente medem forças, este domingo, em encontro a contar para a 34ª jornada da I Liga e que é fundamental para os leões se ainda quiserem ter uma hipótese de revalidar o título de campeão nacional. 
 
Para além do sonho do título ainda estar no horizonte, os leões, que querem adiar a festa do FC Porto e manter alguma esperança, mesmo que quase mínima, de chegar ao título, podem assegurar a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões do próximo ano, bastando, para isso, conquistar um ponto nesta receção aos gilistas.

A equipa orientada por Rúben Amorim tem obrigatoriamente de vencer se ainda quiser ter a hipótese de revalidar a conquista alcançada na época passada. Outro resultado conquistado nesta noite entrega o ceptro ao FC Porto, que no sábado venceu em casa o Vizela.

Os leões, que vão contar com os regressos de Matheus Reis, Pedro Porro e Paulinho, terão pela frente um Gil Vicente que leva cinco jogos seguidos sem vencer e que espera surpreender em Alvalade, apesar de não poder contar com o seu treinador, Ricardo Soares, castigado.

A partida entre Sporting e Gil Vicente, que tem apito inicial agendado para as 20h30, contará com arbitragem do lisboeta Miguel Nogueira e poderá acompanhar as principais incidências da partida no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório