Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 20º

Ex-Premier League ajudou jogadoras da seleção afegã a deixar Cabul

Craig Foster juntou-se a um grupo que conseguiu retirar cerca de 50 atletas da capital do Afeganistão.

Ex-Premier League ajudou jogadoras da seleção afegã a deixar Cabul
Notícias ao Minuto

09:21 - 04/09/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Afeganistão

A Austrália foi um dos vários países que fizeram questão de dizer 'presente' na hora de ajudar a solucionar a crise humanitária que vai instalando no Afeganistão, ao retirar cerca de mil pessoas do país por via aérea, entre elas 50 atletas femininas.

Craig Foster, antigo internacional australiano que representou equipas como Crystal Palace ou Portsmouth, fez parte de um grupo que se sensibilizou com o pedido de ajuda destas desportistas, e, em entrevista concedida à estação televisiva britânica Sky Sports, explicou todo o processo.

"Existe um grupo enorme envolvido no resgate de jogadoras da seleção nacional afegã, um par de paralímpicas, vários outros atletas e as respetivas famílias", começou por dizer o ex-médio, atualmente com 52 anos.

"Fui contactado pela ex-atleta olímpica e advogada de direitos humanos, Nikki Dryden, a diretora da 'Human Rights for All', Nikki Dryden, e o centro para o desporto e os direitos humanos da FIFPro, com quem já tinha estado envolvido no caso de abusos sexual da seleção feminina afegã", prosseguiu.

"Todos tínhamos um grande sentimento pelos direitos das mulheres e pela igualdade de género. Temos trabalhado nisso há muito tempo aqui, no desporto australiano, e ver jogadores bravas e corajosas, paralímpicas e outras que agora ficariam em risco, simplesmente, por estarem a exercer o direito humano de praticar desporto, era errado", completou.

Leia Também: EUA investiga alegado tráfico de mulheres menores nas evacuações de Cabul

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório