Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

FC Porto martela mais três ‘pregos no caixão’ do Chaves em jogo especial

Os flavienses agora só podem aspirar ao lugar de playoff de descida, mas têm de ganhar ao Sporting.

FC Porto martela mais três ‘pregos no caixão’ do Chaves em jogo especial
Notícias ao Minuto

22:30 - 04/05/24 por David Silva

Desporto I Liga

O FC Porto venceu o Chaves, neste sábado, em Trás-os Montes, por 3-0. Um jogo completamente dominado pelos portistas que, além da expectável superioridade, ainda beneficiaram de uma expulsão precoce de Junior Pius, defesa do Chaves, aos 28 minutos. Esta vitória marca o último jogo da presidência de Pinto da Costa, que durou 42 anos, pois dá lugar a André Villas-Boas no próximo dia sete de maio.

Sérgio Conceição apostou em João Mendes, Zé Pedro e Martim Fernandes na defesa, um alinhamento que no início da época seria mais provável na equipa B. Mas a experiência parece ter dado frutos. O FC Porto não teve calafrios na defesa e marcou cedo.

Foi Francisco Conceição, principal mágico da turma portista, que desenhou o primeiro golo. De livre direto, atirou um belo remate para dentro da baliza, a uns bons 25 metros. Igualou, dessa forma, o pai Sérgio em termos de golos marcados ao serviço do FC Porto.

O golo, obtido aos 27 minutos, desorientou os flavienses. Junior Pius, que tinha acabado de ver amarelo por protestos, viu o segundo amarelo aos 28’ por uma entrada fora de tempo, causando uma expulsão por acumulação de amarelos. O Chaves ficava mais frágil.

O FC Porto ficou mais confortável e marcou o segundo tento, por intermédio de João Mendes, depois de uma bola parada. Mas o golo acabou anulado, por fora-de-jogo posicional do lateral, ainda que a interpretação da equipa de arbitragem seja alvo de dúvidas.

Não satisfeitos, os portistas marcaram o segundo golo válido logo a seguir, aproveitando um erro da defensiva flaviense. Um dos centrais perdeu a bola e os portistas aproveitaram rapidamente para aumentar a vantagem. Bela ligação entre Taremi e Evanilson, a marcar na cara de Souza.

Na segunda parte, praticamente sem história, restou ao FC Porto controlar os intentos tímidos do Chaves e ainda conseguiu alargar a vantagem com um golo de Mehdi Taremi, de grande penalidade, após Pepê ter sofrido falta do médio Dário Essugo, emprestado pelo Sporting. Nota final para a estreia do jovem Gonçalo Sousa, de 17 anos, pelo FC Porto.

O Chaves fica com 23 pontos, a cinco do lugar de playoff para a permanência. Está obrigado a ganhar os dois últimos jogos para não descer diretamente, sendo que o último é em Alvalade, contra o Sporting. Está praticamente condenado à descida. 

Onzes

Chaves: Moura, Sylla, Nogueira, Vasco Fernandes, Pius; Essugo, Kelechi, Morim, Rúben Ribeiro, Hector e João Correia.

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, João Mendes, Nico, Alan Varela, Pepê, Conceição, Taremi e Evanilson.

Antevisão

É uma passagem de testemunho. O jogo do FC Porto em Chaves, neste sábado, marca o último de Pinto da Costa na sua era como presidente, antes da tomada de posse de Villas-Boas, no dia sete de maio. 

Com este jogo, o FC Porto pode segurar mais firmemente o terceiro lugar, que é ameaçado pelo Braga e Vitória SC. Os homens da Invicta já não têm hipóteses de chegar à Liga dos Campeões. 

Acompanhe o jogo, em direto, com o Desporto ao Minuto, a partir das 20h30.  

Leia Também: 'Braço direito' de Villas-Boas assume "plenos poderes" na SAD do FC Porto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório