Meteorologia

  • 12 JUNHO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

Sporting despacha Portimonense e deixa champanhe nas mãos... do Famalicão

Leões não facilitam e podem ser campeões já na noite de domingo, caso o Benfica não vença na visita a Vila Nova de Famalicão. Paulinho, Trincão e Gyokeres foram os marcadores de serviço.

Sporting despacha Portimonense e deixa champanhe nas mãos... do Famalicão
Notícias ao Minuto

19:57 - 04/05/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Sporting deu mais um passo de gigante, este sábado, rumo à conquista do título de campeão nacional, ao receber e despachar o Portimonense (3-0), em jogo da 32.ª jornada da I Liga. Os leões podem, de resto, celebrar a conquista do campeonato já amanhã, caso o Benfica não vença na deslocação a Vila Nova de Famalicão. 

Numa tarde de homenagem a Manuel Fernandes, Rúben Amorim voltou a mexer no onze e acabou por ver a equipa dar uma boa resposta, com o resultado a ser curto perante aquilo que aconteceu ao longo dos 90 minutos em Alvalade, que registou a assistência recorde desta época. 

Paulinho, aos 13 minutos, Trincão, aos 70', e Gyokeres, nos descontos, foram os marcadores de serviço do Sporting, que está cada vez mais voltar a alcançar o título depois da época 2020/21. 

O Portimonense, por seu turno, complica a sua vida na I Liga, mantendo-se no antepenúltimo lugar da tabela classificativa e confirmando a permanência... do Rio Ave. 

Filme do jogo

O Sporting entrou em campo com vontade de resolver cedo a partida frente ao conjunto algarvio e não demorou muito tempo em causar calafrios na defesa adversária. Depois de um par de avisos, Paulinho desfez o nulo, aos 13 minutos, após cruzamento rasteiro de Nuno Santos para o coração da grande área. 

Os comandados de Rúben Amorim ficaram mais tranquilos, por conta da vantagem madrugadora, mas nem assim deixaram de carregar no acelerador, criando inúmeras situações para aumentar a contagem em Alvalade. No entanto, do outro lado estava Nakamura, guardião nipónico, que foi colecionando defesas de elevado grau de dificuldade, com o ferro também a impedir que Paulinho bisasse, e que impediu que o resultado se avolumasse mais até ao final dos primeiros 45 minutos. 

Ainda na primeira parte, houve um momento digno de registo: a homenagem a Manuel Fernandes, histórica figura do clube que se encontra a lutar contra uma doença grave. Aos nove minutos, os adeptos presentes em Alvalade levantaram-se para 'esquecer' o que acontecia dentro de campo, e aplaudir durante 60 minutos o antigo capitão. 

Na segunda parte, o Sporting foi em busca de mais um golo, que trouxesse mais tranquilidade, também para as bancadas, mas o Portimonense baixoU, ainda mais, as linhas e foi adiando um eventual segundo golo. 

Rúben Amorim queria mais e recorreu a Daniel Bragança e Geny Catamo - saíram Esgaio e Pedro Gonçalves - para tentar dar a volta e procurar o segundo golo da noite. E não precisou de muito tempo para ver a equipa corresponder. Paulinho apareceu no corredor esquerdo e foi à linha de fundo cruzar para trás, onde apareceu Trincão (70'), que disparou para o fundo da baliza e deixou Alvalade à beira do delírio total. 

O segundo golo acabou por colocar um ponto final na história do jogo, pese embora o Sporting até tenha tido à sua disposição um par de oportunidades para dilatar o marcador. Continuou a valer, para a equipa de Portimão, Nakamura, que ia fazendo algumas defesas bem vistosas. 

No entanto, o resultado ainda não estava fechado com o inevitável Viktor Gyokeres (90'+2) a lutar até ao fim pelo seu golo, conseguindo bater o guardião adversário já em período de descontos e fixar o resultado final. 

Com este resultado, o Sporting acumula a 27.ª vitória na presente edição do campeonato e chega à marca dos 84 pontos, ficando agora à espera que o Famalicão consiga impedir o Benfica de vencer amanhã, domingo, para celebrar o título de campeão... no sofá. 

Momento do jogo: Neste tipo de jogos já se sabe a receita mais simples é marcar bem cedo. Foi isso que o Sporting fez. A partir daí ficou tudo mais fácil para os leões. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SPORTING: Franco Israel, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Gyökeres.

ONZE DO PORTIMONENSE: Nakamura, Igor Formiga, Alemão, Pedrão, Luan, Lucas Ventura, Taichi Fukui, Carlinhos, Seck, Hildeberto, Hélio Varela. 

Antevisão

O Sporting recebe, este sábado, o Portimonense em jogo da 32.ª jornada da I Liga, podendo dar mais um passo de gigante rumo à conquista do título de campeão nacional. Em caso de vitória frente à formação algarvia, que ainda luta pela permanência, os leões ficam à espera de um deslize do Benfica em Vila Nova de Famalicão, noutra partida desta ronda que acontece amanhã, domingo. 

Ainda assim, e antes de pensar no cenário de ser campeão no sofá, a equipa liderada por Rúben Amorim terá de derrotar um Portimonense que tudo fará para pontuar e afastar-se da zona de descida. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Sporting e Portimonense a partir das 18h00 no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Novos desenvolvimentos em Londres. Rúben Amorim volta à mesa do West Ham

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório