Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Muitas dúvidas, poucas certezas: 'Mini-revolução' no plantel do FC Porto?

Sérgio Conceição tem o futuro incerto no Dragão, mas não é o único.

Muitas dúvidas, poucas certezas: 'Mini-revolução' no plantel do FC Porto?
Notícias ao Minuto

07:18 - 22/05/21 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A época 2020/21 já terminou para o FC Porto, mas a casa ainda está por arrumar na preparação para a próxima temporada. A maior dúvida gira em torno do futuro de Sérgio Conceição, que tarda em renovar contrato com os dragões, mas o treinador português não é o único com o futuro incerto na Invicta. No plantel também há vários dossiers pendentes, o que pode significar uma 'mini-revolução' durante o verão. 

Para já, estão asseguradas as permanências de Pepe e Otávio. O médio brasileiro, recentemente naturalizado português, era um dos jogadores com mais mercado, mas renovou até 2025 e acabou com a especulação. 

De resto, são muitas as dúvidas que sobram de um plantel que poderá sofrer significativas alterações. Jogadores como Cláudio Ramos - não fez qualquer jogo pela equipa principal -, Carraça, Loum, Diogo Leite, Romário Baró, Fábio Vieira e Evanílson podem sair nesta janela de transferências que está prestes a abrir, e rumar a novas paragens, seja a título definitivo ou por empréstimo. 

Grujic e Felipe Anderson já se despediram 

Grujic, Felipe Anderson e Malang Sarr seguem para Inglaterra e regressam aos respetivos clubes de origem: Liverpool, West Ham e Chelsea. Os dois primeiros fizeram questão de assinalar o encerrar de ciclo no FC Porto e deixaram elogios, embora o internacional brasileiro não tenha deixado de lamentar as escassas oportunidades no Dragão. 

Vitinha já não volta. Danilo 'preso' ao título 

Fernando Gomes, administrador da SAD do FC Porto, explicou na passada terça-feira que os dragões esperam encaixar 16 milhões de euros com Vitinha e Danilo Pereira. O jovem médio português está emprestado ao Wolverhampton, mas a permanência na Premier League garante que os lobos avancem para a compra definitiva de Vitinha, por 20 milhões de euros. 

Por seu turno, o PSG também pode ter de pagar a cláusula de Danilo, mas, para isso, precisa de ser campeão na Ligue 1. Com apenas uma jornada por disputar em França, o FC Porto terá de esperar que o PSG ganhe e que o Lille não faça o mesmo. Se tal acontecer, Danilo vai render 16 milhões de euros. 

No que ainda diz respeito aos jogadores emprestados, Tomás Esteves, Fernando Andrade e Ewerton regressam ao FC Porto, mas apenas o lateral português deverá ser incluído no plantel que fará a pré-temporada. 

Pepê é o único reforço confirmado

Enquanto não há fumo branco em relação ao futuro de Sérgio Conceição, as contratações para a nova temporada estão... 'congeladas'. Ora bem, até aqui só há apenas um reforço já confirmado para 2021/22. Trata-se de Pepê, jogador de 24 anos que foi contratado ao Grêmio em fevereiro, mas que apenas aterra na cidade do Porto no verão. 

Marega anunciou saída e foi afastado 

Moussa Marega é uma das figuras que deixa o FC Porto no final desta época. O avançado maliano foi anunciado como reforço do Al-Hilal há um par de semanas, e, a partir daí, não mais jogou pelo FC Porto - ficou uma vez no banco e não foi convocado nos jogos seguintes. Muitas vezes defendido em público por Sérgio Conceição, Marega estava em final de contrato e optou por aceitar uma nova aventura. Desta feita, na Arábia Saudita. 

Leia Também: Sérgio Conceição entregou telemóvel à PJ, mas nega responsabilidades

Leia Também: Desgaste, desafio e propostas: O que pesa na decisão de Sérgio Conceição

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório