Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sporting resiste à intempérie, vence e chega embalado ao Clássico

Leões resolveram o duelo com o Portimonense ainda na primeira parte, à boleia dos golos de Feddal e Nuno Santos.

Sporting resiste à intempérie, vence e chega embalado ao Clássico
Notícias ao Minuto

22:22 - 20/02/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O Sporting continua imparável e conquistou, este sábado, a oitava vitória consecutiva em todas as competições. Desta feita, a 'vítima', foi o Portimonense, que os leões derrotaram no estádio de Alvalade, por 2-0.

Zouhair Feddal e Nuno Santos assinaram os golos do conjunto verde e branco, que assegura, assim, que chega ao tão aguardado Clássico da 21.ª jornada na liderança destacada da I Liga, com (pelo menos) dez pontos de vantagem sobre o FC Porto.

Um Sporting, claramente… TT

Tiago Tomás foi a principal novidade no ‘onze’ escalado por Rúben Amorim, face à lesão contraída por Paulinho, e o Sporting fez uso da alcunha pela qual o jovem avançado é conhecido - TT - para avançar para uma exibição… todo-o-terreno.

Os leões já tinham comprovado, no triunfo conquistado na Madeira sobre o Nacional, que não se deixavam amedrontar por condições atmosféricas adversas, e voltaram a fazê-lo, ao conseguir contornar a forte chuva que se fez sentir no estádio de Alvalade.

Os homens da casa impuseram-se, fazendo circular a bola com critério para contornar a pressão alta dos algarvios, e chegaram com naturalidade à vantagem aos 27 minutos, no seguimento de um lance de bola parada que deu golo graças à ‘teimosia’ de Zouhair Feddal.

O internacional marroquino estreou-se, assim, a marcar de leão ao peito, e só teve de esperar mais quatro minutos para festejar novamente. Desta feita, fruto do golo de Nuno Santos, que castigou um duplo erro da defesa adversária.

O conjunto orientado por Paulo Sérgio ainda ensaiou uma tímida resposta e chegou mesmo a colocar a bola no fundo das redes. No entanto, o lance acabou por ser anulado, uma vez que Dener estava em posição irregular.

Gerir a pensar no Clássico

A chuva continuou a cair no segundo tempo, e o relvado de Alvalade foi, progressivamente, começando a dar sinais de desgaste, provocando um jogo mais físico e, consecutivamente, quebrando significativamente o ritmo.

Ainda assim, o Sporting recusou descansar à ‘sombra da bananeira’ e esteve sempre mais perto de marcar o terceiro golo do que o Portimonense de chegar ao primeiro. No entanto, ora a falta de pontaria, ora Samuel Portugal, impediram novas alterações no marcador.

O Sporting passa, assim, a somar 54 pontos, mais 13 do que o segundo classificado, o FC Porto (o adversário que terá pela frente na próxima jornada), que, no entanto, ainda tem duelo marcado com o Marítimo, no Funchal, na próxima segunda-feira.

Já o Portimonense, permanece com 19 pontos e deixa-se apanhar pelo Gil Vicente (que, horas antes, derrotou o Santa Clara, com um golo nos descontos) na 13.ª posição do campeonato português.

Momento do jogo: O primeiro golo do Sporting deixou o Portimonense ‘atordoado’, mas o segundo deitou-o, definitivamente, ‘ao tapete’. Nuno Santos, o homem da noite em Alvalade, aproveitou um duplo erro dos algarvios, fez o gosto ao pé e embalou os homens da casa para um triunfo simples.

Acompanhamento

90' - Apito final em Alvalade. O Sporting derrota o Portimonense, por 2-0, graças aos golos de Zouhair Feddal e Nuno Santos.

87' - Mexidas também no Sporting. Saem João Palhinha e Pedro Gonçalves, entram Daniel Bragança e Matheus Nunes.

85' - O Portimonense esgota as substituições. Entram Poha e Bruno Moreira para o lugar de Willyan e Anzai.

79' - Vão-se multiplicando as oportunidade de golo! Agora foi Jovane Cabral a atirar para uma defesa atenta de Samuel.

71' - Nova substituição no Sporting. Bruno Tabata rende Nuno Santos no reencontro com a antiga equipa.

70' - Mais uma oportunidade para o Sporting! Pedro Gonçalves, à entrada da baliza, ensaiou o remate em jeito, mas a bola saiu ao lado.

66' - Asneira de Adán! O guarda-redes agarrou na bola na grande área, mas deixou-se deslizar para fora dela, originando um livre perigoso. Luquinha aproveitou e cruzou para Lucas Possignolo, que cabeceou por cima da baliza.

62' - E Rúben Amorim faz o mesmo. Entra Jovane Cabral para o lugar de Tiago Tomás.

60' - Paulo Sérgio volta a mexer. Sai Henrique, entra Salmani.

49' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Henrique, no seguimento de um lance dividido com Pedro Porro.

48' - Grande entrada dos leões em campo! Nuno Santos 'bailou' à entrada da grande área e deixou a bola em Nuno Mendes, que atirou forte, mas ao lado do alvo.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Sporting-Portimonense.

45' - Final da primeira parte em Alvalade. O Sporting recorre aos balneários em vantagem graças aos golos de Feddal e Nuno Santos.

43' - Contratempo para o Portimonense. Ewerton sai lesionado e dá o lugar a Luquinha.

37' - Eis o primeiro cartão amarelo do jogo. É para Ewerton, que entrou com tudo sobre João Palhinha no centro do terreno.

Não perca as imagens do golo anulado aos algarvios

35' - Golo anulado ao Portimonense! Após bola bombeada para a grande área, Dener apareceu a desviar para o fundo das redes, mas estava em posição irregular. Uma decisão que, de resto, foi confirmada pelo VAR.

33' - O que acaba de desperdiçar o Portimonense! Henrique cruzou para o coração da grande área, onde apareceu Beto a atirar muito por cima do alvo.

As imagens do segundo golo verde e branco

31' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! Nuno Santos aproveita um erro imperdoável de dois defesas do Portimonense e 'dispara' para o segundo golo verde e branco.

Eis o primeiro golo de Feddal de leão ao peito

27' - GOOOOOLOOOOO do Sporting! Pedro Gonçalves bombeou a bola para a grande área, Sebastián Coates deu um 'cheirinho' de cabeça e Zouhair Feddal, na insistência, desviou a bola para o fundo das redes. Está desfeito o nulo em Alvalade.

22' - Esteve à vista o golo do Sporting! Feddal cruzou rasteiro para Tiago Tomás, que chegou ligeiramente atrasado para desviar a bola para a baliza.

17' - Polémica na grande área do Sporting! Maurício, 'à queima-roupa', rematou contra Feddal. O Portimonense pediu grande penalidade por mão na bola, mas a repetição deixa claro que não houve qualquer tipo de infração.

16' - Tenta responder o Portimonense. Aylton Boa Morte apareceu em zona perigosa a cruzar rasteiro para Beto, mas Nuno Mendes estava no sítio certo para desviar a bola para canto.

10' - Novo lance de perigo em Alvalade! Nuno Santos, com um passe longo, isolou Pedro Gonçalves, que, no entanto, não dominou bem a bola e deixou-a escapar para as mãos de Samuel.

6' - O Sporting dá o primeiro sinal de perigo! Nuno Santos 'cavalgou' pela ala esquerda e 'disparou' para uma defesa apertada de Samuel.

0' - Rui Costa dá o apito inicial. Rola a bola no Sporting-Portimonense.

'Onzes'

Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Feddal, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário; Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Tiago Tomás.

Portimonense: Samuel; Moufi, Lucas Possignolo, Maurício, Anzai; Willyan, Dener, Ewerton; Henrique, Aylton Boa Morte e Beto.

Antevisão

É um Sporting em modo 'rolo compressor', no seguimento de sete vitórias consecutivas, aquele que recebe, este sábado, o Portimonense, para a 20.ª jornada do campeonato português.

A equipa orientada por Rúben Amorim vai em busca de mais um resultado que lhe permita manter uma vantagem confortável sobre o segundo classificado, o FC Porto (neste momento, estão separados por dez pontos), adversário com o qual tem duelo marcado na próxima semana.

No entanto, do outro lado, os homens de Paulo Sérgio chegam particularmente motivados ao embate do estádio de Alvalade, uma vez que, no passado domingo, regressaram às vitórias, e logo com um categórico triunfo na receção ao Gil Vicente, por 4-1.

O Sporting-Portimonense será ajuizado por Rui Costa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Portimonense: Conforto a mais é sinónimo de relaxamento?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório