Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Tenho muitas dúvidas que Ronaldo esteja a 100% amanhã"

Selecionador nacional não espera contar com o capitão, e aponta para um jogo difícil com a Croácia.

"Tenho muitas dúvidas que Ronaldo esteja a 100% amanhã"
Notícias ao Minuto

13:20 - 04/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Santos

O selecionador português Fernando Santos, assim como Pepe, fizeram, esta sexta-feira a antevisão do encontro de sábado com a Croácia a contar para a Liga das Na

O técnico disse esperar um encontro difícil frente à equipa dos Balcãs, e deixou escapar que Cristiano ROnaldo poderá não participar no encontro.

Confira as principais declarações do técnico e de Pepe

Calendarização até fim do ano: É muito difícil encontrar a solução. Os três jogos nos próximos dois meses estão relacionados com o play-off do Campeonato da Europa porque temos de decidir quem vai lá estar. Se não tivesse de existir essa decisão não haveria três jogos. Essas equipas têm também de jogar a Liga das Nações e isso é confuso. Não é nada positivo para as seleções. Não tenho dúvidas de que nas próximas convocatórias vão existir mais jogadores. Pode ter algo positivo que é ver outros jogadores. Não sei como isto se resolveria, cada um puxaria a brasa à sua sardinha. o que temos de fazer é esquecer. Batermos sempre no ceguinho não vai trazer a solução. Vamos ter de jogar estes dois jogos com a mesma alegria e vontade que temos demonstrado nestes anos. Não somos favoritos a ganhar todos os jogos, mas somos ganhar todos os jogos e as provas onde entramos. É isso que vamos procurar fazer.

Ausência de Ronaldo e Rakitic e Modric na Croácia: Isso é só meia-verdade. O Rakitic só jogou um jogo em toda a fase de apuramento. Não é uma ausência de peso. É uma ausência em relação ao jogo de 2016, mas em relação à Croácia que jogou nos últimos jogos, à excepção de um em que jogo o Brozovic, o Rakitic e o Modric, ele não jogou. Jogadores de grande qualidade interferem sempre na sua ausência. Isso tem sempre influência, mas o que é mais importante é as equipas, o conjunto. Os artistas dão o toque de qualidade que podem decidir jogos. Portugal também jogadores de enorme qualidade. Não vale a pena especular sobre isso.

Jogo com a Croácia no Euro 2016: Foi dos três melhores jogos da competição. Foi um jogo enorme com duas equipas fortíssimas. Quem saísse daquele jogo vencedor tinha a possibilidade de ser campeão. Não podemos pensar no jogo de 2016 nem no particular, são jogos diferentes. Conhecemos bem o perfil da equipa da Croácia. Não será muito diferente do encontro do Campeonato da Europa. É uma equipa poderosa, com jogadores de qualidade. Vai ser um jogo difícil, mas Portugal tem condições para vencer.

Cristiano Ronaldo no jogo: Tenho algumas dúvidas. O Cristiano treinou segunda e terça-feira muito bem. Quarta-feira de manhã apareceu com dor no pé e entendemos que era preferível fazer ginásio. Depois de almoço percebemos o que era. De repente, ele tinha um dos dedos do pé encarnado. Parecia que tinha uma mordidela de uma abelha. Não tinha a ver com nenhuma lesão, mas uma infeção. Foi atacado com antibióticos. Ele hoje está melhor, foi visto por um dermatologista. Estamos à espera para ver a sua evolução. Tenho muitas dúvidas de que ele amanhã esteja a 100 por cento amanhã. De qualquer maneira, a evolução tem sido muito boa. Ele continua a fazer esse trabalho e ficou no ginásio. Tenho algumas dúvidas de que amanhã esteja em condições. Não é uma lesão que pode dizer quanto tempo é, uma infeção é diferente. Quem manda são os antibióticos e o próprio organismo.

Imprevisibilidade do encontro: Nenhuma seleção tem nenhum jogador no seu máximo de forma. Teremos de gerir bem o aspeto físico nestes dois jogos. Foi importante que mantivessem as cinco substituições. Os jogadores ainda não estão aptos para 90 minutos.

Jogar sem público: A ausência dos adeptos afeta sempre, não podemos dizer que é tudo igual. As equipas que jogam em casa contam sempre com o apoio do público e por isso é que eles o 12.º jogador. O público, não só nos momentos em que a equipa está bem, mas principalmente quando não está bem, muitas vezes que arrasta as equipas e as motiva é o público. Mentalmente não vale a pena estar a referir um aspecto que não existe. Temos de nos mentalizar que não os vamos ter e fazermos aquilo que temos feito bem nos últimos anos. Fomos das vezes campeões, no Europeu e na Liga das Nações, terminámos a Taça das Confederações no terceiro lugar. O Mundial não correu como desejávamos. Esta equipa vai procurar sempre. Não é só a falta de público. Estamos numa situação diferente daquela que chegámos quando estamos na fase final de uma prova. Nessa fase, há jogadores que chegaram cansados. Agora, há jogadores que chegaram aqui vindos das férias e nem pré-época realizaram. As coisas não vão poder ser tão boas quanto desejávamos.

Fala agora Fernando Santos

Últimos meses: Temos de viver dia a dia, assim como o jogo. Temos de viver este jogo com o último porque não sabemos o amanhã. Nos nossos piores sonhos não pensávamos que podíamos passar por uma situação dessas. Temos muito respeito pela Croácia.

Últimos jogos com ao Croácia. É um jogo diferente dos anteriores. Queremos começar da melhor maneira a competição e isso faz-se ganhando. Espero que estejamos conscientes de que vai ser um jogo difícil.

Jogos sem adeptos: É difícil, mas não podemos fazer nada. Temos de jogar. Temos de ter a fome de ganhar e isso tem de fazer a diferença.

Colega de Kovacic e Modric no Real Madrid: Tive a sorte de poder jogar com eles, joguei com o Vida também. Acho que é sempre bom ter jogadores como o Modric, mas o Kovacic também tem qualidade. A Croácia não são apenas eles os dois, tem vários jogadores de qualidade. Fico feliz por poder revê-los, mas amanhã somos adversários.

Golo no último jogo com a Croácia: Espero defender bem que é o que o treinador me pede. Para marcar temos colegas na frente. Se puder marcar ficarei feliz, mas tenho de me concentrar no meu trabalho que é defender. Vai ser um jogo difícil.

Último jogo da seleção há dez meses: Temos a sorte de ter muitos jogadores com qualidade. O mais importante é a fome de querer ganhar e fazer as coisas bem e isso nós temos.

Expectativa para o jogo: A equipa sente-se bem. Trabalhá-mos bem esta semana. è obvio que não vamos estar nas melhores condições, mas a equipa está com bom espírito. 

12h56 - Começa a falar Pepe

O selecionador nacional Fernando Santos e um jogador fazem, esta sexta-feira, a conferência de imprensa de antevisão ao encontro com a Croácia, a contar para a Liga das Nações.

Este será o primeiro encontro da equipa das quinas na competição, a qual venceram na primeira edição, e está agendado para este sábado.

A conferência de imprensa terá lugar a partir das 12h45 no estádio do Dragão e poderá acompanhá-la na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório