Powered bySolverde
Disclaimer

"Vai ser fantástico a emoção que FC Porto e Benfica vão levar à Liga"

Treinador do Shakhtar Donetsk considera que a equipa que tiver maior estabilidade emocional será aquela que conseguirá ter vantagem na Liga.

shakhtar luis castro

© Getty Images

Rodrigo Querido
23/06/2020 15:42 ‧ 23/06/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Luís Castro

Luís Castro, treinador do Shakhtar Donetsk, considerou esta terça-feira que a luta entre Benfica e FC Porto pelo título de campeão nacional até final da época vai trazer muita emoção ao campeonato português, e pediu ainda que se melhorasse a competitividade da I Liga.

Numa videoconferência promovida com jornalistas portugueses, e na qual o Desporto ao Minuto marcou presença, o técnico português defendeu que a equipa que tiver maior estabilidade emocional será aquela que conseguirá ter vantagem na I Liga.

"Esta época, o campeonato está muito apertado quer para FC Porto quer para Benfica. São duas grandes equipas e duas grandes instituições que estão lado a lado. Vai ser fantástico a emoção que as duas equipas vão levar ao campeonato. Quando acontece este tipo de situações, aquela que tiver mais estabilidade emocional, que sentir mais conforto dentro de casa e conseguir não ter problemas internos até à decisão final será aquela que vai ter vantagem na Liga", afirmou Luís Castro numa conversa com jornalistas portugueses, antes de pedir que o campeonato português se torne mais competitivo, numa altura em que, segundo o próprio, já temos bons treinadores portugueses e bons jogadores portugueses.

"O futuro do campeonato português está a ser analisado por todas as pessoas que estão ligadas ao campeonato português. Deve haver uma equipa a pensá-lo de forma muito séria porque se temos tão bons jogadores e treinadores temos de ter também um bom campeonato. Não podemos vender o nosso campeonato a uma estação em Itália e passados três meses essa estação italiana abdicar do que comprou porque não revê qualidade naquilo que vê. Temos que pensar muito bem tudo aquilo que queremos do nosso campeonato e de o tornar mais visível, mais competitivo. Todos nós, vocês e eu, temos a capacidade de fazer melhor a cada dia. É hora de fazer isso e melhorar o nosso campeonato", vincou.

Questionado pelo Desporto ao Minuto sobre o facto dos treinadores portugueses terem sucesso lá fora e em Portugal serem 'esquecidos', Luís Castro argumentou que cada clube escolhe o treinador que bem entende, destacando ainda o facto de existirem quase apenas treinadores portugueses nos clubes da I Liga, à exceção do Tondela e do Vitória FC.

"Os clubes e os presidentes têm o direito de escolher quem querem para treinar. E estão colegas nesse lugar. Não estão esquecidos porque eles estão a trabalhar. Um clube não pode ter dois ou três treinadores. Os espaços estão ocupados por treinadores, e devido à competência são portugueses. Apenas o Julio Velázquez e o do Tondela são estrangeiros. O treinador português tem uma metodologia de trabalho muito conseguida. O mais visível foi o José Mourinho ao conquistar a Champions com o FC Porto, e depois o trajeto que fez abriu portas. O Manuel José com o trabalho no Egito também", referiu, antes de elogiar a metodologia utilizada pelos treinadores nacionais.

"A metodologia do treinador português é muito bem conseguida e entendida pelos jogadores devido ao facto do jogar estar sempre presente nos treinos. A tomada de decisão dos jogadores é exigida de forma permanente e aquilo que é mais necessário num jogo é essa mesma tomada  de decisão a velocidades altíssimas. Isso, trabalhado em treino, leva a que o jogador tenha um prazer enorme em jogo e sejam equipas que conseguem ter êxito", salientou.

"Quando saímos do país muitos de nós vamos para situações privilegiadas em que temos boas condições para trabalhar e para mostrar trabalho. Felizmente temos conseguido abrir portas uns aos outros. O Paulo abriu-me portas aqui a mim, outros abrem em Inglaterra e no resto do mundo. Somos tantos pelo mundo fora. Vamos ser cada vez mais porque o treinador português é uma marca de qualidade. Não gosto de diferenciar portugueses dos outros, mas claramente estamos a conseguir sucesso", acrescentou.

Sobre os objetivos no futuro, Luís Castro disse que gostaria de treinar uma Seleção Nacional, mas sublinha que essa equipa não deverá ser a Seleção portuguesa porque esta está "bem entregue" a Fernando Santos.

"Eu gostaria de treinar uma Seleção Nacional. Treinar a Seleção portuguesa não. Está bem entregue ao Fernando Santos que é fantástico. Depois de Fernando Santos temos tantos treinadores ótimos em Portugal que podem treinar a seleção portuguesa. Agora, eu gostaria de treinar um dia uma seleção como já o disse publicamente. Agora, houve muitos objetivos da minha vida que não foram cumpridos e este pode ser mais um que não é cumprido, mas também o pode ser. É um objetivo meu", finalizou

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gyokeres mais perto? Craque do Arsenal treina com camisola... do Sporting

Inglaterra

Gyokeres mais perto? Craque do Arsenal treina com camisola... do Sporting

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas