Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dragão abatido à bomba afunda (liderança) às mãos de Marchesín

Azuis e brancos sofreram dois golos no segundo tempo. Primeiro Fábio Martins (48') a aproveitar um erro infantil de Marchesín e depois uma grande bomba de Pedro Gonçalves (78'). Corona (74') emendou mas não conseguiu evitar a derrota azul e branca.

Dragão abatido à bomba afunda (liderança) às mãos de Marchesín
Notícias ao Minuto

23:15 - 03/06/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto 25.ª Jornada

Resumo do encontro: O FC Porto entrou esta quarta-feira com o pé esquerdo no jogo que marcou o regresso dos azuis e brancos à competição após uma paragem forçada por causa da Covid-19.

Com um primeiro tempo de domínio completo que não se consubstanciou em golo, os azuis e brancos foram vítimas de erros e... Pedro Gonçalves.

Se o primeiro tempo poucas chances de golo teve, o segundo parecia correr pelo mesmo caminho, mas Marchesín, após atraso, fez o mais difícil e entregou um golo cantado a Fábio Martins.

Obrigado a correr atrás do prejuízo, o FC Porto pressionou na frente, mas... sem encontrar caminhos para a baliza de Defendi. Corona haveria, depois de um bom cruzamento, de de devolver a esperança dos três pontos, mas Pedro Gonçalves também a haveria de desfazer. 

Depois de uma arrancada da esquerda para o meio, o médio puxou do gatilho e... atirou uma bomba que fez o resultado final, mas que deixou o guardião portista novamente mal na fotografia.

Partindo para este encontro com uma margem pontual de apenas 1 ponto, os dragões saem de Famalicão a zeros e têm agora a liderança à mercê do Benfica que amanhã recebe o Tondela.

Os pupilos de Conceição somam 60 pontos e as águias seguem com 59 e menos um encontro.

Minuto a Minuto:

90+5' - Final da partida!!!! O FC Porto perde e tem a liderança do campeonato à mercê.

90' - Tempo de compensação: 5 minutos.

88' - O FC Porto vai mostrando algum nervosismo e não consegue montar os seus contra-ataques.

86'- É o tudo por tudo do FC Porto...

84'- Cabeceamento em balão de Aboubakar, mas Defendi estava atento e não se deixa surpreender!

83'- Contra-ataque perigoso do Famalicão. Cruzamento venenoso de Diogo Gonçalves, mas Toni Martínez não chega a tempo de fazer a emenda.

82'- Aboubakar entra em jogo. Sai Soares.

80'- Pepe! Que perigo. Esteve perto o golo do empate do FC Porto.

78' - Que tiro de Pedro Gonçalves... Golo!!!! Arrancada e remate do meio da rua.

76' - Toni Martínez... que perigo. Livre na direita do ataque e o avançado falha a bola por milímetros.

74' - Corona!! Está feito o empate! Jogada incrível do mexicano que empata a partida para os azuis e brancos. Domínio na área e remate sem hipóteses para Defendi que pouco podia fazer.

73' - Substituição no FC Porto: Sai Danilo e entra Zé Luís.

72' - Que perdida. Luís Díaz penetra na defesa, passa por três, mas remata cruzado e Mbemba chega atrasado para emendar.

70' - O FC Porto está algo perdido e não consegue penetrar na defensiva famalicense. Sérgio Conceição vai dando indicações, mas... vai ter de mexer.

65' - O FC Porto está muito pressionante na frente mas sem encontrar caminho para o golo. O Famalicão, em vantagem no marcador, vai procurando os contra-ataques rápidos na tentativa de surpreender os dragões. 

Há instantes, Toni Martínez, após novo erro defensivo com um atraso, rematou ao lado quando tinha boas possibilidade de marcar.

63' - Cartão amarelo para Centelles.

62' - Substituição no Famalicão: Sai Lameiras e entra Patrick.

59' - Vitor Bruno, adjunto de Sérgio Conceição, foi expulso da partida depois de indicação do quarto árbitro.

Confira o lance do golo do Famalicão

56' - O FC Porto tenta responder ao golo da equipa da casa, mas os famalicenses conseguem resistir às investidas azuis e brancas. Os portistas parecem também algo nervosos nesta fase do encontro.

51' - Danilo, após livre na esquerda de Sérgio Oliveira, remata à figura de Defendi.

48' - Fábio Martins inaugura o marcador após erro fatal da defensiva azul e branca.

O guardião dos azuis e brancos demorou a aliviar uma bola atrasada e fê-lo diretamente para o médio famalicense que não vacilou com a baliza aberta.

46' - Recomeça a partida em Famalicão. Sai a jogar a equipa da casa.

45+2' - Intervalo. Nulo vai ditando resultado entre as duas equipas.

45+1' - Otávio vê cartão amarelo após confusão com Fábio Martins.

45' - Confusão entre jogadores por causa da marcação de um livre. Lance escusado de parte a parte.

39' - Cartão Amarelo para Toni Martínez por falta sobre Mbemba.

38' - O Famalicão está agora mais ativo na frente de ataque e vai pondo a defensiva azul e branca a teste.

35' - Defendi!!! Incrível! Tabela entre Corona e Otávio na direita, com Soares a surgir, de cabeça, isolado ao segundo poste para defesa apertada de Defendi.

32' - Nuno Almeida foi chamado ao VAR por uma 'alegada' infração na área portista. Mas o árbitro do jogo mas seguir a bola.

30' - Os azuis e brancos comandam o jogo, mas sem conseguir incomodar grandemente Defendi. 

Confira a galeria de imagens 

28' - Manafá quase trai Defendi com um cruzamento-remate, mas o guardião dos famalicenses resolve bem.

25' - Danilo, após livre na direita, não consegue encontrar o caminho do golo e dispara, de cabeça, por cima da baliza de Defendi.

23' - Na resposta, Luís Díaz, na esquerda, permite bom corte a Racic. Que belos momentos de futebol.

22' - Que investida de Diogo Gonçalves. Lançado na direita, o extremo progrediu metros e rematou cruzado muito próximo da baliza de Marchesín.

17' - O FC Porto entrou melhor na partida, a dominar, com o Famalicão em busca do erro adversário, sem bola, para lançar contra-ataques.

13' - Marega, lançado na profundidade na direita, não consegue o cruzamento para um colega de equipa que surgia na área.

11' - Que defesa de Defendi. Isolado por um colega da defesa, Marega permite a defesa ao guardião da casa quando tinha tudo para fazer golo.

10' - Pedro Gonçalves, tenta surpreender Marchesín, que afasta mal, depois de boa iniciativa da equipa da esquerda por Centelles

7' - Primeiros minutos de jogo são de maior domínio dos azuis e brancos. O Famalicão está, contudo, bem organizado defensivamente, não dando grande espaços à formação de Sérgio Conceição.

4' - Amarelo! Nehuén Pérez vê amarelo por falta dura sobre Soares.

1' - Primeiro sinal de perigo. Lançado na frente, Defendi rouba a bola no momento certo a Marega que aparecia isolado.

1' - Já rola a bola! Sai a jogar o FC Porto.

0' - Minuto de silêncio em memória dos mais de seis milhões de vítimas da Covid-19 em todo o mundo. 

Como som de fundo, ouvem-se as claques fora do estádio.

0' - Aí estão os protagonistas! Os jogadores já estão nos relvados e 'unem-se' no centro do terreno.

0' - No outro jogo do dia, entre Portimonense e Gil Vicente, jogo vencido pelos algarvios, há um golo para ver e rever. Confira em baixo.

0' - As equipas já se preparam para entrar em campo.

0' - As equipas já aquecem no relvado e preparam-se para ouvir as últimas indicações antes do apito inicial de Nuno Almeida, árbitro escolhido para ajuizar a partida entre as duas equipas.

Onzes:

Famalicão: Defendi, Ivo Pinto, Nehuén Pérez, Roderick, Centelles, Racic, Pedro Gonçalves, Diogo Gonçalves, Lameiras, Fábio Martins e Toni Martínez.

Suplentes: Gabriel, Guga, Walterson, Ofori, Riccieli, Anderson e Patrick William

FC Porto: Marchesín, Tecatito, Pepe, Mbemba, Manafá, Otávio, Danilo, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Marega e Soares.

Suplentes: Diogo Costa, Diogo Leite, Matheus Uribe, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Aboubakar e Zé Luís

Eis a chegada da equipa do FC Porto ao Municipal de Famalicão.

Adeptos do FC Porto não deixaram de mostrar o apoio à equipa na saída da equipa da unidade hoteleira onde se encontrava.

A cerca de duas horas do apito inicial  no Municipal de Famalicão ambas as equipas já estão a caminho do recinto de jogo. Recordar que esta partida tem início agendado para as 21h15.

Antevisão: Com o futebol de regresso aos relvados, com o pontapé de saída a ser dado por Portimonense e Gil Vicente, o FC Porto será o primeiro dos três grandes a testar a sua forma pós-paragem. 

Numa partida de grau elevado de dificuldades para os azuis e brancos, numa altura em que à 25.ª jornada os dragões somam apenas mais um ponto que o Benfica, os pupilos de Sérgio Conceição entrarão em campo com a missão de somar três pontos.

Na antevisão da partida, lamentando a falta de espectadores nas bancadas, os dois técnicos, contudo, foram bastante elogiosos face aos seus adversários, lembrando que ambas as equipas mantêm intactos alguns objetivos que conferem à partida algum grau de exigência maior.

Por fim, de referir que Marcano, por lesão, e Alex Telles, por castigo, serão as grandes ausências no onze titular de Sérgio Conceição.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe ao detalhe todas as incidentes de mais esta partida da retoma do futebol em Portugal.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório