Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Parabéns, CR7': Português chega aos 35 anos no topo e de 'pé quente'

Avançado da Seleção Nacional e da Juventus cumpre três décadas e meia de vida nesta quarta-feira.

'Parabéns, CR7': Português chega aos 35 anos no topo e de 'pé quente'
Notícias ao Minuto

07:30 - 05/02/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Aniversário

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasceu na cidade do Funchal, na ilha da Madeira, há exatamente 35 anos, no dia 5 de fevereiro de 1985.

O capitão da Seleção Nacional dedicou toda a sua vida ao futebol, dando início ao seu percurso no 'desporto-rei' nos escalões de formação do Clube Futebol Andorinha. Seguiu-se uma passagem pelo Nacional, também da Madeira, que antecedeu a sua chegada a Lisboa, para representar o Sporting.

E foi em Alvalade que CR7 se estreou como futebolista profissional, num empate a zero entre os leões e o Inter de Milão, numa partida da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, disputada a 14 de agosto de 2002.

Nesse encontro, que teve lugar no antigo estádio José Alvalade, Ronaldo entrou em campo à passagem do minuto 58, para o lugar do médio espanhol Toñito, um dos jogadores mais utilizados pelo então treinador Laszlo Bölöni ao longo dessa temporada de 2002/2003.

Desde então, passaram-se quase 18 anos, período durante o qual Cristiano conquistou praticamente tudo o que havia para conquistar, tanto em termos individuais, como no registo coletivo: desde a Liga dos Campeões, que já venceu em cinco ocasiões distintas, ao Campeonato da Europa e à Liga das Nações com as cores de Portugal, aos campeonatos nacionais de Inglaterra, Espanha e Itália, e não esquecendo, naturalmente, as cinco Bolas de Ouro que já arrecadou ao longo da carreira. E esta é apenas uma parte do palmarés de CR7, um dos futebolistas mais titulados da história.

CR7 celebra aniversário de 'pé quente'

Aos 35 anos, uma idade encarada por muitos jogadores como a ideal para pendurar as chuteiras, Cristiano Ronaldo ainda não pensa em dar por terminada a sua carreira.

O avançado luso, aliás, atravessa atualmente uma fase de bastante fulgor, estando a ser capaz de fazer aquilo de que mais gosta: golos.

Em 2019/20, já apontou 22 golos num total de 27 jogos oficiais, tendo feito o gosto ao pé em dez ocasiões nas últimas seis partidas com a camisola da Juventus. Um momento de forma ao qual espera dar continuidade, de forma a ajudar os bianconeri a atingirem o grande objetivo da temporada, a conquista da Liga dos Campeões.

Há quem acredite que (ainda) é o melhor do mundo

Já com cinco Bolas de Ouro no currículo, Ronaldo viu Luka Modric e Lionel Messi conquistarem as últimas duas edições do prémio que é entregue anualmente pela revista France Football.

O português sempre demonstrou ambição em voltar a vencer esta distinção individual, mas, enquanto não o consegue fazer, continua, ainda assim, a somar distinções de melhor jogador do mundo.

Em dezembro do ano passado, por exemplo, numa gala que teve lugar no Dubai, Cristiano foi eleito o melhor futebolista do planeta durante o ano de 2019, um prémio que lhe foi entregue na Globe Soccer Awards, uma cerimónia, também ela de cariz anual, organizada pela EFAA (European Football Agents Association) e pela ECA (The European Club Association).

Ver esta publicação no Instagram

Happy birthday to me!!

Uma publicação partilhada por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a 5 de Fev, 2020 às 3:58 PST

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório