Powered bySolverde
Disclaimer

Pedro Proença destaca forma como Ligas Europeias 'abateram' Superliga

O presidente das Ligas Europeias (LE), Pedro Proença, destacou hoje a forma como organismo ajudou a derrotar a Superliga europeia, a "tentativa de criar uma competição elitista", que há três anos abalou os alicerces na modalidade.

XII Cimeira de Presidentes

© Lusa

Lusa
26/04/2024 12:56 ‧ 26/04/2024 por Lusa

Desporto

Liga

"Juntos, lutámos e derrotámos a Superliga europeia e a tentativa de criar uma competição elitista para o interesse de apenas alguns", disse Pedro Proença, durante o discurso de abertura da 48.ª assembleia geral das LE, que se está a realizar em Londres.

O presidente do organismo continental, que também lidera a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, advertiu que as competições que estão sob a alçada dos membros das LE "representam e sustentam toda a base da pirâmide do futebol".

"Somos a base do modelo desportivo europeu que todos os 'stakeholders' no futebol abraçaram em conjunto durante os dias turbulentos", observou Pedro Proença, em referência à tentativa de criação da Superliga, anunciada em 18 de abril de 2021 por alguns dos mais importantes clubes de Espanha, Inglaterra e Itália.

A competição, que seria disputada em circuito semifechado e se assumia como concorrente direta da Liga dos Campeões, teria 15 clubes fundadores, apesar de ter sido anunciada por 12: AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham.

A reação enérgica do mundo do futebol e o repúdio dos mais variados quadrantes da sociedade e até dos governos de vários países levaram a que, três dias após o anúncio, perante a oposição dos próprios adeptos, apenas Real Madrid, FC Barcelona e Juventus se mantivessem no projeto.

"Gostaria que esta assembleia geral fosse recordada como o momento em que, todos juntos e com um profundo sentido de unidade, estamos a afirmar e a posicionar as competições domésticas no centro do ecossistema do futebol. Só com ligas de futebol fortes, sustentáveis e competitivas é que toda a indústria e ecossistema irão beneficiar e prosperar", defendeu Pedro Proença.

Entre os assuntos que serão debatidos na reunião magna, a primeira sob a presidência de Pedro Proença, sobressaem as alterações estatutárias, com vista a adequar-se ao novo modelo de governação, que o dirigente português qualificou de "momento de virar a página" na vida do organismo.

"Todas as assembleias gerais são importantes, mas não há dúvida de que esta tem um significado particular. Depois de um período de turbulência e tumulto governativo, estamos aqui hoje para capacitar a nossa associação com um novo conjunto de estatutos e regulamentos que guiarão as Ligas Europeias para um brilhante e influente futuro", assinalou.

O presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, que também discursou no evento, defendeu que "é crucial fortalecer a relação" entre os dois organismos, com o objetivo de "estabelecer um novo memorando de entendimento entre a UEFA e as Ligas Europeias", elogiando a ação das LE no combate à Superliga.

"A vossa firme oposição à denominada Superliga foi e continua a ser crucial para combater este projeto imoral. Sabemos que as consequências desta iniciativa seriam desastrosas, tanto desportiva como financeiramente, para as ligas domésticas", sustentou o líder do organismo regulador do futebol europeu.

Leia Também: Álvaro Pacheco diz que Vitória ainda sonha com "época extraordinária"

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Mercado de Transferências

Depois de ser apontado ao Benfica, Rafael Obrador despede-se do Deportivo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas