Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tomás Tavares: O jovem que é a 'sombra' de André Almeida no Benfica

Jovem, de 18 anos, já soma 10 jogos pela equipa principal dos encarnados esta época, e deverá ser titular no encontro desta sexta-feira com o Boavista.

Tomás Tavares: O jovem que é a 'sombra' de André Almeida no Benfica
Notícias ao Minuto

08:07 - 06/12/19 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

André Almeida é baixa certa para o jogo desta sexta-feira frente ao Boavista (20h15). O habitual dono da faixa direita da defesa encarnada sofreu uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda, lesão essa contraída no passado sábado, aquando do triunfo sobre o Marítimo, por 4-0.

O internacional português saiu ao intervalo do encontro com os insulares, para dar lugar a Tomás Tavares, jovem que esta temporada foi promovido ao plantel principal e tem sido o pronto-socorro quando André Almeida se lesiona. Aliás, esta tem sido quase sempre a solução utilizada por Bruno Lage para colmatar a ausência daquele que é um dos subcapitães de equipa.

O jovem, de 18 anos, não fez parte do plantel principal das águias no início da temporada, mas face à falta de opções para o lado direito da defesa, o técnico dos encarnados viu-se forçado a promover o lateral-direito.

O camisola 84 das águias é um jovem que conhece bem os cantos ao Benfica Futebol Campus, no Seixal. Tomás Tavares representa os encarnados desde a época 2010/11, tendo chegado ao Benfica com nove anos de idade (2010), proveniente da Escola de Futebol Fernando Chalana, tendo percorrido depois todos os escalões de formação até integrar o plantel principal em agosto deste ano.

Apesar de contar apenas com 18 anos, Tomás Tavares já tinha na bagagem alguma rodagem no futebol ao mais alto nível. Na temporada 2018/19, ainda júnior de primeiro ano, alinhou na equipa B (fez dois jogos na Premier League International Cup, e ainda foi chamado para seis desafios na II Liga, mas não chegou a estrear-se) e também nos sub-23 (19 jogos, tendo sido o terceiro mais utilizado na fase final da Liga Revelação, com 810 minutos jogados).

No que toca a internacionalizações, Tavares percorreu vários escalões jovens (sub-17, sub-18 e sub-19), sendo que representou a Seleção sub-19 no Europeu da categoria neste verão, na Arménia, onde foi titular em todos os jogos da prova e sagrando-se vice-campeão europeu. Recentemente foi chamado à equipa de sub-21 por Rui Jorge, onde completou um jogo.

Três titularidades seguidas na Champions valeram recorde

A sua consistência a nível defensivo e polivalência na linha mais recuada valeram-lhe a promoção ao plantel principal pela mão de Bruno Lage. A estreia aconteceu a 17 de setembro e logo na sempre difícil Liga dos Campeões. O lateral-direito ocupou um lugar no onze na partida frente ao RB Leipzig no Estádio da Luz, num encontro que os encarnados acabariam por perder, por 1-2, mas o jovem não se amedrontou e até respondeu positivamente a esta aposta.

Seguiu-se a titularidade no jogo da Taça da Liga ,frente ao Vitória SC, e minutos no jogo da I Liga frente ao Vitória FC antes de novo jogo na Liga dos Campeões. Tavares foi titular no encontro com o Zenit, na Rússia, um encontro de onde os encarnados saíram, novamente, com um derrota (1-3).

Titular nos dois primeiros jogos do Benfica na Champions, diante de Leipzig e Zenit, e com 180 minutos disputados, Tomás Tavares voltou a manter o estatuto na receção ao Lyon – pelo meio disputou o jogo da Taça de Portugal frente ao Cova da Piedade.

Com a titularidade no encontro com os franceses, o jovem camisola 84 alcançou um feito histórico na Liga dos Campeões. Isto porque neste século só Vincent Kompany, em 2003/04, e então ao serviço ainda do Anderlecht, conseguiu fazer os seus três primeiros jogos na prova milionária como titular, completando 270 minutos nesse período. O antigo central alcançou essa marca com 17 anos, seis meses e 26 dias, sendo que Tomás Tavares chegou ao mesmo registo com 18 anos, sete meses e 16 dias, números que o colocam no pódio.

Depois de cinco jogos consecutivos, o lateral direito voltou a perder a titularidade para André Almeida, que jogou nas partidas frente a Tondela, Portimonense e Rio Ave, mas recuperou-a na derrota em casa do Lyon (1-3). Seguiram-se três jogos no banco de suplentes – Santa Clara, Vizela e RB Leipzig -, antes de entrar ao intervalo no encontro com o Marítimo para render o lesionado André Almeida.

O infortúnio de André Almeida colocou-o no onze inicial na partida de terça-feira com o Sporting da Covilhã, a contar para a Taça da Liga, e a aposta deverá manter-se no encontro desta sexta-feira, no Bessa, com o Boavista, partida que abre a 15.ª jornada da I Liga.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório