Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Um, dois, três... Paulo Fonseca venceu a Taça outra vez

Técnico português conduziu o Shakhtar Donetks à conquista do troféu pela terceira temporada consecutiva.

Um, dois, três... Paulo Fonseca venceu a Taça outra vez
Notícias ao Minuto

20:53 - 15/05/19 por Fábio Aguiar

Desporto Ucrânia

Não há duas sem três para Paulo Fonseca! Há terceira temporada no comando do Shakhtar Donetsk, o treinador português conquistou a... terceira Taça da Ucrânia. Esta quarta-feira, a 'vítima' foi o Inhulets Petrove, quarto classificado da segunda divisão, que saiu goleado por 4-0, na final disputada em Zaporizhya.

O triunfo começou a ser construído por aquele que tem sido ao longo das últimas épocas uma das grandes figuras da equipa: Taison. Aos 28' minutos, o brasileiro tentou o remate à entrada da área, a bola ressaltou num defesa adversário e sobrou para Tete, que não perdoou.

Curiosamente, seria o mesmo Tete a dilatar a vantagem, aos 39', novamente num lance em que apareceu no lugar certo à hora exata. O antigo lateral do Sp. Braga, Ismaily, ganhou a linha de fundo e cruzou para o segundo poste, onde o jovem de 19 anos só teve de encostar.

Com maior conforto na partida, o campeão ucraniano não tirou o pé do acelerador e ainda foi a tempo de aumentar a contagem antes do intervalo, através do 'suspeito' do costume. Melhor marcador da temporada do Shakhtar, Júnior Moraes também quis deixar a sua marca. Taison conduziu um contra-ataque rápido, o internacional ucraniano, num movimento de rutura, surgiu isolado e não teve dificuldades para bater o guardião contrário, aumentando para 25 os golos da conta pessoal em todas as provas em 2018/19.

Já sem argumentos, o Inhulets Petrove continuou a ser 'massacrado' no segundo tempo e viu Manor Salomon, aos 66' minutos, dar à vitória contornos de goleada. Num momento de pura arte e inspiração, o jovem israelita assinou um golo de 'levantar' qualquer estádio, com um belo remate em arco à entrada da área, e fixou o resultado.

O emblema de Donetsk conquistou assim a Taça pela 13.ª vez na sua história, enquanto Paulo Fonseca conseguiu levantar o seu sexto troféu em três épocas na Ucrânia - dois campeonatos, três taças e uma supertaça. O título de campeão, esse, também está encaminhado e pode mesmo ser festejado já na próxima jornada, no terreno do Zorya, uma vez que a a equipa do técnico luso leva 11 pontos de vantagem sobre o Dínamo Kiev quando faltam apenas quatro encontros por disputar. Impressionante!

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório