Meteorologia

  • 23 MAIO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Benfica - Não perca os últimos golos e lances polémicos

Mais vídeos

"Qualquer clube português precisaria de Cillessen para chegar ao título"

O Desporto ao Minuto quis perceber, junto de Gonçalo Xavier, autor do projeto 'A Última Barreira', especializado na análise aos guarda-redes, aquilo que Cillessen pode trazer ao Benfica no caso de ser confirmado aquele que já é um dos rumores mais falados na imprensa internacional.

"Qualquer clube português precisaria de Cillessen para chegar ao título"
Notícias ao Minuto

07:45 - 14/05/19 por Francisco Amaral Santos 

Desporto Análise

Jasper Cillessen tem sido apontado como possível reforço do Benfica para a nova temporada. O guardião holandês já confirmou o desejo de deixar o Barcelona para jogar com mais regularidade e o Estádio da Luz poderá ser o seu destino. 

Mas afinal quem é Cillessen? O que pode oferecer este internacional holandês à baliza do Benfica? Estas são as questões que importam aprofundar, uma vez que a contratação do guardião de 30 anos não se trata de uma operação de baixo custo, muito pelo contrário. Cillessen tem contrato até junho de 2021 e o Barcelona pretende encaixar um montante elevado com a sua saída. 

"Cillessen é top-15 mundial e nem precisa de estar a jogar além da seleção holandesa para isto ser um facto. Para todos os que adoram Ter-Stegen, está ali uma 'fotocópia' a ser formada", começa por dizer Gonçalo Xavier, autor do projeto 'A Última Barreira', especializado na análise aos guarda-redes, ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"Elegante, inteligente, com boas tomadas de decisão e ágil. É capaz de jogar numa equipa com posse, sendo mesmo o cenário ideal para o seu potencial/capacidade, mas essencialmente é alguém muito competente em quase todos os momentos do jogo. No espaço, no chão, no ar... é muito completo", explica. 

Questionado sobre as qualidades e as fragilidades, Gonçalo Xavier aponta a altura como o principal ponto menos forte de Cillessen, ainda que revele a forma como este consegue resolver esse mesmo problema. 

"Por baixo estímulo nesse sentido, é capaz de ser no ar a sua maior fragilidade. Desde o Ajax, Barcelona e até na seleção da Holanda, sempre foi habituado a contextos em que o jogador e a bola são os protagonistas. Em posse, de forma apoiada, para levar a bola ao ponto contrário. Tem menos ações defensivas por jogo, porque o controlo do jogo está sempre nas suas equipas, e como tal pode haver um défice nesses aspectos... Apenas por falta de estímulos. Mas mais que ter muitas acções de determinada forma, é importante saber que decisões tomar. E nisso ele acrescenta muito", garante o autor de 'A Última Barreira', que deixa mais elogios ao holandês. 

"De posicionamentos sempre acertados, é dotado de uma técnica de defesa e de distribuição acima da média. Faz tudo de cabeça levantada e de forma equilibrada. E isso gera confiança para a sua defesa e gera intimidação para o adversário. Parece estar sempre confortável no jogo e essa mensagem passa para todos os intervenientes no jogo". 

A comparação com Odysseas Vlachodimos 

A baliza do Benfica nesta época tem tido um dono regular: Odysseas Vlachodimos. O guardião grego chegou à Luz no passado verão e assumiu-se como titular tanto com Rui Vitória como Bruno Lage. Apesar da confiança depositada pela equipa técnica, Odysseas tem assinado uma época "algo inconsistente". Será que a chegada de Cillessen pode assim ser uma ameaça à titularidade do internacional grego? 

"Em comparação com Odysseas, o Cillensen trará qualidade e consistência na tomada de decisão com fundamento técnico e táctico. A maioria das suas decisões são coerentes e fazem sentido mediante o momento/contexto de jogo. É mais maduro, fruto das suas vivências de clubes/seleções de topo, ponderado e calmo. Vai oferecer também, caso chegue, mais qualidade na saída de jogo a partir do guarda-redes. Odysseas tem tido uma época algo inconsistente no Benfica, na sua estreia. O clube não viveu os maiores períodos de estabilidade para o desenvolvimento de um guardião que ainda é jovem mas mesmo assim podia ter tido outra evolução, principalmente nos seus posicionamentos e movimentos na baliza/área e no jogo aéreo. Por vezes parece faltar confiança na sua decisão de quando deve ir/ficar nestes momentos do jogo", explica Gonçalo Xavier ao nosso site. 

FC Porto também apontado como possível destino 

Cillessen também já foi colocado na rota do FC Porto. O futuro de Iker Casillas é uma incógnita e a administração dos dragões já estará no mercado à procura de um possível sucessor para o guardião espanhol que, recorde-se, se encontra a recuperar de um enfarte agudo do miocárdio, registado no passado dia 1 de maio. 

Confortado com a possibilidade de Cillessen jogar no Dragão, Gonçalo Xavier não tem a mais pequena dúvida em afirmar que o holandês de 30 anos teria lugar em qualquer equipa em Portugal que ambicione conquistar o título de campeão. 

"Qualquer clube em Portugal precisaria de um Cillessen para chegar ao título e aspirar a altos voos na Europa. Por todos os motivos supra referidos", remata o autor do blog especializado A Última Barreira. 

Na sombra de Ter Stegen 

Cillessen chegou a Camp Nou no verão de 2016, mas nunca conseguiu agarrar o lugar de dono e senhor da baliza blaugrana. O guardião holandês tem jogado apenas nos jogos referentes à Taça do Rei, vivendo assim permanentemente na sombra do alemão Ter Stegen. Por isso mesmo, Cillessen já admitiu que irá deixar o Barcelona no final da temporada. Tudo por uma questão de.... minutos. 

"Primeiro vou de férias, mas depois espero voltar para um novo clube onde possa jogar", afirmou ao jornal Ziggo Sport. 

Com três épocas ao serviço do Barcelona, o guardião que passou pelo NEC e Ajax soma apenas 30 jogos ao serviço do emblema catalão. Números reduzidos que parecem não estar à altura da ambição de Cillessen. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório