Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Mau momento? Mais tarde ou mais cedo, as equipas passam por isto"

Técnico do Benfica e Gabriel fizeram a antevisão à partida com o Ajax.

"Mau momento? Mais tarde ou mais cedo, as equipas passam por isto"

Rui Vitória e Gabriel estiveram esta terça-feira em conferência de imprensa para fazerem a antevisão à partida do Benfica com os holandeses do Ajax. A partida, agendada para as 20 horas de quarta-feira, é referente à 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e pode ter um peso importante no futuro europeu das águias. 

Confira o essencial das palavras de Gabriel e Rui Vitória.

Gabriel 

Titular?: "Encaro esse jogo como uma oportunidade de dar a volta por cima, tendo em conta os resultados negativos. Titular? Isso não depende de mim. Mas é uma boa oportunidade para conseguirmos dar a volta."

Contestação: "A melhor forma de responder é dar uma resposta em campo já amanhã. Temos de mostrar a nossa força."

Estar na Champions: "Esse início no clube tem sido muito bom. A oportunidade de estar na Champions é um sonho realizado e procuro fazer o meu melhor para continuar a disputar esta competição."

Rivalidade com Gedson e Pizzi: "Normal. No futebol não há coisa melhor do que estar a disputar uma posição com jogadores de qualidade. É uma concorrência boa, só vai beneficiar o Benfica. Seja lá quem jogue, estará em boas mãos." 

Ajax em má altura?: "Acredito que no primeiro jogo mostrámos ter totais condições de vencer. É isso que procuramos sempre. Amanhã vamos à procura da vitória. Respeitamos o adversário, mas temos capacidade para vencer." 

Equipa partida: "Acredito que tivemos um azar em a bola não entrar. O facto de sofrermos golos poderá ser uma questão de atenção. Temos de trabalhar e melhorar." 

Rui Vitória 

Corrigir o que não correu bem na Holanda: "O jogo de Amesterdão mostrou um Ajax de qualidade, mas também um Benfica que se bateu de igual forma. Foi um pequeno pormenor que fez a diferença. Amanhã é fundamental olharmos para as qualidades do Ajax e sabemos que vamos encontrar uma equipa que tem capacidade para circular a bola. Amanhã temos de ser eficazes. Ofensivamente e defensivamente."

Contestação: "O jogo de amanhã precisa do apoio fundamental dos adeptos. Mais do que qualquer individualidade, o importante é o Benfica. Sinto o que os meus jogadores sentem. Temos a noção clara do momento e da importância do jogo. A melhor forma é enfrentar os momentos. Tenho uma equipa confiante e estou otimista, sabendo que vamos ter um adversário difícil, na reação da minha equipa."

Sente-se seguro no Benfica?: "Quero deixar bem claro que o importante é o Benfica ter amanhã um desafio da Liga dos Campeões. Vivo a minha vida jogo a jogo, dia a dia e nunca perdendo a racionalidade, a lucidez e a capacidade para perceber o contexto em que estamos inseridos. Neste clube as fases acontecem, os momentos menos bons acontecem - acontece em vários clubes - é fundamental sermos racionais. A qualidade com que o trabalho temos feito, a reação e as conversas que temos tido enquanto grupo e aquilo que eu sinto que é o sentimento dos jogadores faz-me ter um pensamento: é o jogo de amanhã e querer ganhá-lo. Estar a pensar em algo que não se controla não vale a pena. Só penso no jogo. Seguro ou menos seguro, o jogo do Benfica é que é importante."

Krovinovic: "O Krovinovic vai ser convocado e vamos ter mais gente convocada. Mais do que um duplo pivot e apenas um, o importante é estarmos concentrados. Neste nível de Champions, os pormenores fazem a diferença. Mais jogador, menos jogador, todos os que forem para dentro de campo têm de estar preparados para isto." 

Reunião com Vieira?: "Confirmo que estou com o presidente todas as semanas. Mais do que uma vez por semana. Com o diretor geral e com o diretor de comunicação também. Sempre foi assim. Conversamos, analisamos... Não há nada melhor do que enfrentar os problemas do que enfrentá-los. Não sou pessoa de ficar resignada. A minha dimensão leva-me logo a pensar é como se pode ser melhor no dia seguinte. Há um jogo de Liga dos Campeões. Acreditamos que temos a capacidade para vencer. É um adversário de valor, mas nós temos as nossas possibilidades. Há muita ambição para o jogo de amanhã. O dia a dia de uma equipa como a nossa reúne-se todos os dias."

Equipa cansada fisicamente: "Não olho para isto de forma isolada. A verdade vê-se da forma que se quer ver. Temos um exemplo do Ajax. O que eu digo é que a minha equipa tem ultrapassado dificuldades grandes. Objetivos e jogos que foram importantes naquele momento. Há 15 dias tínhamos ganho ao AEK e ao FC Porto, e agora estamos numa fase menos positiva. É uma fase má, temos essa noção, mas também temos a noção de que só poderemos ultrapassá-la tendo lucidez e racionalidade. Eu senti fase dessas em períodos anteriores. Desistir não é a solução. Os jogadores estão muito focados para o jogo de amanhã. A competição nunca é um drama." 

Mau momento: "Acreditamos que pode ser uma fase que acontece em todas as equipas e em qualquer país e mesmo internamente há sempre estes períodos. Há várias causas e razões, como há também para o sucesso. A união tem de ser mais vincada, mas temos de ter a lucidez de analisar o momento. Mais tarde ou mais cedo, as equipas passam por isto."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório