Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Museu de Arte Moderna do Luxemburgo inaugura exposição de João Penalva

O Museu de Arte Moderna (MUDAM) do Luxemburgo inaugura hoje uma exposição do artista português João Penalva, comissariada por Clément Minighetti.

Museu de Arte Moderna do Luxemburgo inaugura exposição de João Penalva
Notícias ao Minuto

07:37 - 02/03/18 por Lusa

Cultura Arte

"O artista português João Penalva inventa ficções poéticas que estimulam a nossa imaginação. Os seus contos visuais, que podem ser obras intimistas ou grandes instalações, apresentam-se sob a forma de encenações nas quais coexistem pinturas, fotografias, vídeos e documentos como imagens, textos e sons", pode ler-se na descrição patente na página do museu, dirigido desde o começo do ano pela antiga diretora do Museu de Serralves, Suzanne Cotter.

No contexto desta exposição, o Grande Teatro do Luxemburgo vai ter a abertura da sua temporada, em 15 de setembro de 2018, com "Quinze Bailarinos e Tempo Incerto", da Companhia Nacional de Bailado, com direção artística de João Penalva e coreografia de Rui Graça.

Na quarta-feira, Cotter disse à Lusa não ter tido intervenção na exposição de Penalva porque, quando assumiu funções, grande parte da programação do MUDAM já estava feita.

"Fiquei muito feliz por saber que temos esta exposição de João Penalva, que conheci em Portugal", frisou.

Nascido em 1949, Penalva formou-se em ballet clássico e "percorreu os palcos europeus como bailarino profissional e cenógrafo", antes de se fixar em Londres, onde estudou Belas-Artes, momento a partir do qual se passou a dedicar à pintura.

"Ao longo da década seguinte, estabeleceu-se como pintor neoexpressionista, aclamado em Portugal e no Reino Unido, embora nos anos 90 se tenha aberto a uma progressiva diversificação e complexificação das linguagens artísticas usadas, explorando o vídeo, a instalação, a fotografia, a música, e correlacionando imagem, texto e linguagem, em função do valor central duma narratividade -- construindo-a e desconstruindo-a, alternadamente", de acordo com a biografia existente na página da Fundação Calouste Gulbenkian.

Penalva representou Portugal na XXIII Bienal Internacional de São Paulo, em 1996, e na Bienal de Veneza, em 2001, tendo exposto em múltiplas outras bienais internacionais.

A exposição no Luxemburgo vai estar aberta ao público a partir de sábado, até 16 de setembro, de acordo com o MUDAM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório