Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Teresa Villaverde em Roterdão com documentário 'O termómetro de Galileu'

A realizadora portuguesa Teresa Villaverde estreia no domingo o documentário "O termómetro de Galileu", no Festival de Cinema de Roterdão, na Holanda, e agenda para 15 de março a chegada da ficção "Colo" aos cinemas portugueses.

Teresa Villaverde em Roterdão com documentário 'O termómetro de Galileu'
Notícias ao Minuto

22:30 - 26/01/18 por Lusa

Cultura Festival

Teresa Villaverde está em Roterdão para apresentar o filme "O termómetro de Galileu", um registo documental sobre o realizador italiano Tonino de Bernardi, de 80 anos, e sobre o ambiente íntimo em família e em casa dele durante um verão.

"A câmara de [Teresa] Villaverde transforma o casual em sublime. Quando ela filma a longa mesa vazia no jardim, podemos sentir a presença da família. Ela desvenda memórias mostrando o presente e escutando o que é dito (e o que que fica por dizer)", escreveu o festival a propósito do filme.

"O termómetro de Galileu" será mostrado a partir de domingo na secção "Signatures", onde estão também filmes como "9 dedos", de F. J. Ossang, coproduzido por Portugal, "Mrs. Fang", de Wang Bing, "O amante de um dia", de Philippe Garrel, e "La telenovela errante", de Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento.

Teresa Villaverde volta a Roterdão onde já apresentou os filmes "Transe" (2006), "Os mutantes" (1998) e "Idade maior" (1991).

Para 15 de março está marcada a estreia comercial de "Colo", o filme de ficção que Teresa Villaverde apresentou há um ano, em competição, no Festival de Cinema de Berlim.

Com João Pedro Vaz, Beatriz Batarda, Alice Albergaria Borges no elenco, "Colo" já foi exibido noutros festivais, nomeadamente Alemanha, Brasil, França, Austrália e Coreia do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório