Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Casa Fernando Pessoa inicia ciclo de piano e conversas com o público

A Casa Fernando Pessoa inicia este ano um novo ciclo de concertos e conversas, intitulado "O piano no meio da sala", cujo primeiro convidado será o pianista e poeta João Paulo Esteves da Silva, no dia 18 de janeiro.

Casa Fernando Pessoa inicia ciclo de piano e conversas com o público
Notícias ao Minuto

17:43 - 04/01/18 por Lusa

Cultura 2018

"O piano no meio da sala é literal: trazemos o nosso piano para o meio da sala e da conversa, num contacto próximo com o público que vê de perto as mãos do pianista e ouve o que sobre a sua relação com a música tem para contar", segundo os programadores.

Neste novo programa de música, serão convidados pianistas de diferentes formações para um encontro a solo com o público, uma oportunidade para os ouvir de perto tocar as suas peças favoritas e falar sobre as suas escolhas.

Outra novidade que a Casa Fernando Pessoa traz este ano reside nas visitas com áudio-descrição e com interpretação em linguagem gestual, com vista a permitir que a comunidade surda e as pessoas cegas ou com dificuldade de visão possam também visitar a última morada de Pessoa e descobrir histórias e vivencias deste poeta "que criou tantos outros poetas e deixou uma arca cheia de papéis e mistérios".

As primeiras visitas com áudio-descrição decorrem nos dias 13 de janeiro e 24 de fevereiro, enquanto as visitas em língua gestual vão ter lugar nos dias 27 de janeiro e 17 de fevereiro.

A Casa Fernando Pessoa vai dar também início a "aulas de poesia mundial", baseadas nos livros de poesia que estão na biblioteca particular de Pessoa, lecionadas por professores e especialistas.

"Trata-se de aulas sobre grandes poetas da literatura universal dadas por quem melhor sabe abrir as portas dessas poéticas", segundo a Casa Fernando Pessoa, que apresenta a primeira sessão no dia 22 de fevereiro, com João Barrento a falar sobre Goethe, de quem Pessoa foi leitor ativo, continuando-o e respondendo-lhe com os fragmentos do "Primeiro Fausto".

Os adolescentes são igualmente chamados a participar nas iniciativas da Casa Fernando Pessoa, com um novo clube de leitura, denominado "Ah, já está tudo lido!", em que os livros são ponto de partida e chegada para perguntas e conversas.

Este clube, dirigido ao público entre os 15 e os 18 anos, vai reunir-se mensalmente, na última terça-feira de cada mês, para explorar os textos de Fernando Pessoa, da poesia à correspondência, procurando descobrir o que cada um lê no texto e incentivando o diálogo constante.

As primeiras duas sessões decorrem nos dias 30 de janeiro e 27 de fevereiro.

A Casa Fernando Pessoa acolhe, no dia 23 deste mês, o lançamento do livro "A Ciência das Sombras", uma recolha de todos os poemas de Bernardo Pinto de Almeida, incluindo conjuntos inéditos, acompanhada de um prefácio de Eduardo Lourenço e de oito desenhos de Julião Sarmento, numa edição da Relógio d'Água.

Entre as outras iniciativas da Casa Fernando Pessoa contam-se, já em fevereiro, um concerto com um programa dedicado a Haydn e Brahms, por um quarteto de cordas composto por solistas da Orquestra Metropolitana, bem como leituras de grandes partes de "Clepsidra", de Camilo Pessanha, pelos Artistas Unidos.

No âmbito do programa educativo, continuam as leituras em voz alta da correspondência de Pessoa, as oficinas para crianças dos 06 aos 12 anos, a partir dos poemas visuais (caligramas) de Almada Negreiros e da poesia de Fernando Pessoa, e haverá ainda lugar para a visita temática, "Almas Pares", ouvindo contar a história da relação entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, uma viagem ao universo pessoal e intelectual dos dois amigos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório