Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sete filmes portugueses competem no Fecha Festival de Cinema

O Festival de Cinema Europeu de Sevilha, que soma sete produções ou coproduções portuguesas em competição, encerra hoje, com o anúncio dos vencedores.

Sete filmes portugueses competem no Fecha Festival de Cinema
Notícias ao Minuto

10:12 - 11/11/17 por Lusa

Cultura Sevilha

'Ramiro', de Manuel Mozos, 'Zama', uma coprodução luso-argentina de Lucrecia Martel, e 'A Fábrica de Nada', de Pedro Pinho, que recebeu, entre outras distinções, o prémio da federação dos críticos de cinema, no Festival de Cannes, são as três longas-metragens de produção ou coprodução portuguesa inseridas na Competição Oficial do festival andaluz

Na secção Las Nuevas Olas, dedicada a 'novas forças do cinema e a veteranos fora de série', são igualmente candidatos o documentário 'Tarrafal', de Pedro Neves, na área de não-ficção, e 'Colo', de Teresa Villaverde, na área de ficção, além das coproduções franco-portuguesas '9 Dedos', do francês F.J. Ossang, premiado este ano no festival de Locarno, e 'Milla', de Valerie Massadian, distinguido há duas semanas com o grande prémio do DocLisboa.

O festival de Sevilha, que tem por objetivo promover o cinema de produção europeia, fez ainda uma homenagem a António Reis e Margarida Cordeiro, 'duas lendas do cinema português', com a retrospetiva 'Lejos de las Leyes', que decorreu ao longo de todo o certame, e encerra hoje com a projeção de 'Mudar de Vida', de Paulo Rocha (filme escrito em parceria com António Reis).

A retrospetiva incluiu ainda os filmes 'Ana', 'Jaime', 'Rosa de Areia' e 'Trás-os-Montes', de Reis e Cordeiro, 'Ato da Primavera', de Manoel de Oliveira, 'O Sangue', de Pedro Costa, e 'Farpões, Baldios', de Marta Mateus.

Fora de competição é também exibido hoje 'O Ornitólogo', de João Pedro Rodrigues, distinguido com o prémio de melhore realização em Locarno, em 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório