Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mariza inicia digressão nos EUA "com uma grande liberdade"

Mariza inicia hoje, em Stanford, uma digressão pelos Estados Unidos, "em moldes diferentes, com uma grande liberdade na escolha dos temas que [lhe] apetecer cantar", disse a cantora à agência Lusa.

Mariza inicia digressão nos EUA "com uma grande liberdade"
Notícias ao Minuto

06:05 - 25/10/17 por Lusa

Cultura Fado

O espetáculo de hoje, na Universidade de Stanford, na Califórnia, está esgotado, assim como o da próxima sexta-feira, em São Francisco, onde atua até domingo, no Jazz Festival Club.

Em declarações à agência Lusa, a criadora de "Ó Gente da Minha Terra" afirmou: "Vai ser uma digressão mais pequena, mas não podia deixar de fora, este ano, os Estados Unidos, onde sempre me acolheram tão bem e, apesar de ter uma agenda atribulada; a digressão no ano passado foi tão, tão boa, que não podia deixar de ir este ano".

"A decisão [desta digressão] passou muito por fazer uma coisa que acho muito interessante, que é atuar nuns clubes de jazz e de fazer mais que um espetáculo em cada cidade", declarou.

"É muito engraçado perceber que [as pessoas dizem] 'não vou ver um concerto de fado, vou ver Mariza'; e o bom nestes clubes de jazz é eu poder experimentar outro tipo de repertório. Isto é, canto o meu repertório, mas, ao mesmo tempo, posso experimentar temas que gosto de cantar", afirmou Mariza.

A fadista exemplificou: "Temas da MPB [Música Popular Brasileira], 'standards' de jazz de que eu gosto, canções espanholas, e dá-me um bocadinho de liberdade, coisa que não me dão os teatros. Nos teatros não posso fugir a um determinado alinhamento, enquanto nestes espaços dá para brincar com o repertório, que é uma coisa que às vezes me dá muita vontade de fazer".

A digressão norte-americana, depois da Universidade de Stanford e San Francsico, na Califórnia, prossegue no dia 02 de novembro, em Washington, no Birchmere Club, seguindo Mariza para a Universidade de Monmouth, em Nova Jérsia, onde atua no dia 05.

No dia 08 de novembro, a criadora de "Melhor de Mim" atua no City Winery de Chicago e, de 10 a 12, no City Winery de Boston. A digressão encerra no dia 13 de novembro, no City Winery de Nova Iorque.

Nesta digressão, a intérprete de "Padoce de Céu Azul" é acompanhada, entre outros, pelos músicos Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, com quem gravou o seu primeiro álbum, Pedro Jóia, na viola, e João Frade, no acordeão.

Mariza, nos últimos 15 anos, tem atuado de forma sistemática nos Estados Unidos, onde já cantou, entre outros palcos, no Hollywood Bowl e no Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles, e no Carnegie Hall, em Nova Iorque.

O álbum "Mundo", de Mariza, venceu no ano passado o Prémio José Afonso e foi nomeado para os Prémios Grammy Latinos, na categoria de melhor álbum pop contemporâneo em Língua Portuguesa.

Ao longo da carreira Mariza recebeu o Prémio BBC Radio 3, na categoria de Melhor Artista da Europa de World Music, e o prémio da crítica alemã, Deutscheschalplatten Kritik (2003), assim como o European Border Breakers Award (2004), o Prémio Amália Internacional (2005) e a Medalha de Vermeil, da Sociedade de Artes Ciências e Letras de França (2008).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório