Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Oratória de Cordeiro da Silva, entre as estreias da temporada de S. Roque

A oratória "Salome, Madre de'Sette Martiri Maccabei", de João Cordeiro da Silva (1735-1808), é apresentada, em estreia moderna, na próxima sexta-feira, uma das primeiras audições previstas na 29.ª Temporada de S. Roque, em Lisboa.

Oratória de Cordeiro da Silva, entre as estreias da temporada de S. Roque
Notícias ao Minuto

11:30 - 24/10/17 por Lusa

Cultura Música

Além da estreia moderna da oratória de Cordeiro da Silva, estão anunciadas outras duas estreias modernas, e uma absoluta de quatro canções de cariz religioso, de Nuno Côrte-Real.

A estreia, na sexta-feira, da oratória, pela Orquestra de Câmara de Sintra, dirigida pelo maestro Cesário Costa, realiza-se na Igreja de S. Roque, em Lisboa, e conta com a participação dos solistas Ana Ferro (meio-soprano), Joana Seara (soprano), Bruno Almeida (tenor), Madalena Paiva Boléo (meio-soprano) e Beatriz Nunes (soprano).

A direção artística, transcrição e edição da partitura da oratória, composta em 1783, com libreto do italiano Gaetano Martinelli, são de Miguel Anastácio.

João Cordeiro da Silva é hoje um compositor "relativamente pouco referenciado, mas que teve, na sua época, um papel de destaque na vida musical portuguesa", disse o diretor artístico da temporada, o compositor e maestro Filipe Carvalheiro.

Em entrevista à agência Lusa, Filipe Carvalheiro, sublinhou que, "deliberadamente, há a preocupação da programação da temporada, em apresentar obras de excelência de produção portuguesa", nomeadamente dos séculos XVII e XVIII, e até do século XIX. Em todas as temporadas, "nos últimos anos, tem havido a preocupação de estrear, em termos modernos, uma composição histórica".

Outra estreia moderna é a da Sinfonia em Ré Maior, "do célebre António Leal Moreira", composta em 1805, e da Missa em Mi Bemol Maior, que João José Baldi, mestre de Capela das Sés de Guarda e de Faro, compôs em 1803. As estreias serão feitas pelo Ensemble MPMP, sob a direção do maestro Jan Wierzba, no dia 03 de novembro, na Igreja de S. Roque.

O programa, que conta com os solistas Susana Gaspar, Cátia Moreso, Marco Alves dos Santos e Diogo Mendes, inclui ainda o Te Deum, de Marcos Portugal, que é a "obra central deste programa", escutada pela primeira vez em 1802.

Outra estreia, é das contemporâneas '4 Canciones de Santa Teresa de Jesús', de Nuno Côrte-Real, pelo L'Effetto Ensemble, no próximo domingo, 29 de outubro, no Mosteiro de Santos-o-Novo, em Xabregas, na zona oriental de Lisboa.

As canções de Côrte-Real - 'Vivo sin vivir em mí', 'Ayes del destierro', '¡Oh hermosura que excedéis!' e 'Nada te turbe' - fazem parte de um programa intitulado 'Caprichos Música de Câmara para soprano, guitarra e percussão'.

As quatro canções foram uma encomenda do L'Effetto Ensemble, que inclui "dois experimentados músicos", nomeadamente a soprano Dora Rodrigues e o guitarrista clássico Rui Gama, aos quais se junta o percussionista Rui Silva.

O responsável artístico pela temporada realçou à Lusa que o fator místico e religioso "continua a ser uma grande fonte de inspiração para os compositores".

As composições de Côrte-Real, de cariz religioso, são interpretadas na igreja do mosteiro de Santos-o-Novo, explicou Filipe Carvalheiro, enquanto as outras canções serão no salão. O restante programa do concerto inclui canções de autoria Manuel Garcia (1775-1832), de Giuseppe Forlivesi (1698-1782), João Gabriel le Gras (1795-1808), Manuel José Vidigal (1795-1824), José Francisco Edolo (1802-1820), assim como de autores anónimos e ainda de Carlos Guastavino (1898-1936).

Outro destaque da programação é a atuação do agrupamento La Batalla, sob a direção de Pedro Caldeira Cabral, que apresenta no dia 05 de novembro, no Mosteiro de Santos-o-Novo, 'Speculum Mirabilium'. Cantigas de louvor e milagres de Santa Maria em Terras de Portugal", um reportório para-litúrgico e devocional mariano. O grupo, fundado há 33 anos, fez parte da programação da temporada do ano passado.

A 29.ª Temporada de Música de S. Roque abriu na passada sexta-feira, com o Coro Gulbenkian, que interpretou obras de Eurico Carrapatoso, António Pinho Vargas, Giuseppe Verdi e Arvo Pärt, entre outros, e prolonga-se até 19 de novembro, com uma programação de 12 concertos nas igrejas de S. Roque e na do vizinho Convento de S. Pedro de Alcântara, assim como no Mosteiro de Santos-o-Novo.

Além dos concertos, a temporada inclui visitas guiadas aos espaços monumentais, e ateliês para jovens.

Esta "é uma temporada que privilegia música portuguesa, que liga os espaços onde decorrem os concertos ao seu teor, nomeadamente em termos estilísticos", disse o diretor artístico, recordando que, na origem da temporada, esteve o interesse em divulgar o património edificado da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Outra característica da Temporada "é o privilégio da música portuguesa e dos grupos estabelecidos em Portugal", acrescentou, referindo ainda a preocupação de que "a programação seja interessante para o público habituado [a este tipo de concertos] e para o público que não costuma vir a este tipo de concertos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório