Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pele humana tatuada em exposição em Lisboa a partir de 30 de março

A coleção de pele humana tatuada (1910-1940) do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses português estará exposta a partir de 30 de março no Palácio Pombal, em Lisboa, foi hoje anunciado.

Pele humana tatuada em exposição em Lisboa a partir de 30 de março
Notícias ao Minuto

22:42 - 24/03/17 por Lusa

Cultura Palácio Pombal

"No total, estão expostos 61 frascos com fragmentos de pele humana obtidos de corpos autopsiados e uma abundante documentação com o retrato sociocultural de cada individuo tatuado, os desenhos e sua localização anatómica, o lugar, a data e os motivos da tatuagem", refere o Museu do Design e da Moda (MUDE), que organiza a exposição "O mais profundo é a pele", num comunicado hoje divulgado.

A mostra inclui também uma "incursão pela atualidade", com a reinterpretação de motivos ou temas do espólio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses por cinco tatuadores: Francisco Charrua (Atomic Tattoo Studio), Hugo Makarov, Ana Silvestre, Cristiano Fernandez e Tânia Catclaw.

"Uma peça de Jean-Paul Gaultier e uma peça de joalharia medicamente prescrita de Olga Noronha completam este núcleo", refere o MUDE no comunicado.

De acordo com a diretora do MUDE, Bárbara Coutinho, citada no comunicado, os visitantes da exposição ficarão "a conhecer uma coleção de particular valor museológico e científico, ao mesmo tempo que podem sentir a vivência dos bairros típicos de Lisboa durante as primeiras décadas do século XX, em que a tatuagem se misturava com a marginalidade, a prostituição, o fado, a marinhagem".

"Para o MUDE esta exposição tem a particularidade de dar a conhecer as tatuagens realizadas em Portugal durante a primeira metade do século passado, reconhecendo os principais temas e motivos desenhados, o traço, as técnicas ou as características cromáticas e formais do desenho, além de a distinguir enquanto prática no feminino e no masculino", afirma.

A exposição "O mais profundo é a pele", que faz parte da programação "MUDE Fora de Portas", enquanto decorrem obras no edifício do museu, na rua Augusta, estará patente no Palácio Pombal, até 25 de julho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório