Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição com desenhos e textos sobre Angola mostra-se no Porto

A exposição 'Angola: Muxima (coração), desenho e texto', da autoria de Luís Ançã e Luís Mascarenhas Gaivão, vai ser inaugurada na segunda-feira, no espaço Atmosfera m, no Porto, anunciaram hoje os autores.

Exposição com desenhos e textos sobre Angola mostra-se no Porto
Notícias ao Minuto

23:37 - 13/01/17 por Lusa

Cultura Inauguração

Na inauguração os autores farão uma palestra sobre o projeto de desenhar a Angola atual tal como é, num contexto sociológico que engloba a história, a didática e a pedagogia tanto quanto o cuidado artístico do 'urban sketcher' Luís Ançã e de Luís Mascarenhas Gaivão, autor do "registo angolano (luandense) da língua portuguesa", como os autores escrevem numa nota sobre a mostra.

"Trabalhámos 15 dias em Angola, a muxima abrindo espaços de cumplicidade com o povo nas ruas da cidade (zungueiras, meninos, agentes, estudantes, mboas) ou nos recantos imprevistos do sertão e de todos os municípios da província de Luanda", referem os autores, que apelam aos amigos "angolanos de nascimento ou angolanos pela muxima" que visitem a mostra.

A ideia é fazer desta exposição uma mostra itinerante levando-a a universidades, centros culturais, livrarias, bibliotecas, encontros literários, entre outros locais.

"Estes desenhos remetem-me à infância onde eu, como hoje, artista de só três retratos a carvão, mantenho a minha paixão pelos desenho sobre todos os temas, principalmente os relativos à minha terra, paisagens, instantâneos, tatuagens na chuva e no vento, rostos, enfim, desenhos que, como estes, gostaria de ter estado ao lado do artista para vê-lo criar e nós podermos saborear de como o artista trata as cores como se estivesse a fazer brincadeiras com o nosso arco-íris e sensibilidade de pássaros debicando estrelas", escreve o autor Manuel Rui numa nota introdutória sobre a exposição.

Para o autor de 'Quem me dera ser onda', o mais interessante neste livro, "nestes desenhos do pulsar de Angola, é que se escreve a (...) idiossincrasia pela palavra que o escritor ondula numa simplicidade poética que se mistura com os desenhos".

"Na pré-história os desenhos envolviam mistérios, estes, agora, envolvem uma montanha de feitiços de bem-fazer", acrescenta Manuel Rui.

Na Atmosfera m, a mostra vai estar patente até 23 de fevereiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório