Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Te Prometo Anarquía' venceu prémio de Melhor Filme no Porto

A longa-metragem 'Te Prometo Anarquía', de Julio Hernández Cordón, venceu o prémio de Melhor Filme da segunda edição do Festival Internacional de Cinema Queer Porto, que termina no domingo, foi hoje anunciado.

'Te Prometo Anarquía' venceu prémio de Melhor Filme no Porto
Notícias ao Minuto

23:03 - 08/10/16 por Lusa

Cultura Festival

Para o júri da competição oficial do festival composto por Júlio Dolbeth (artista, ilustrador, professor), Tom Kalin (cineasta norte-americano) e Sandra Lopes (produtora da RTP), 'Te Prometo Anarquía' é um filme "belo de uma grande vitalidade e naturalismo, apesar de abordar um assunto difícil -- miúdos de rua que sobrevivem ao vender plasma sanguíneo --, mas fá-lo com um toque leve".

"O filme evita clichés sobre a sexualidade na adolescência e capta uma visão fresca e moderna da variedade de expressões sexuais e é engrandecido por uma câmara intimista e arrojada". A utilização da música é surpreendente e entrelaça várias referências culturais numa voz mexicana", referem os elementos do júri, num comunicado hoje divulgado pela organização do festival, dedicado à temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transexual.

O prémio de Melhor Filme tem o valor de três mil euros, atribuído pela RTP2, pela compra dos direitos de exibição do filme neste canal.

O júri atribuiu ainda o prémio de Melhor Curta-Metragem de Escola da Competição 'In My Shorts' a 'Viagem', de José Magro. O realizador irá receber um prémio não-monetário, sob a forma de equipamento vídeo e/ou serviços".

Para o júri, esta curta "capta um mundo nitidamente português sem mostrar o que já se sabia".

"Esta curta-metragem manteve-se na memória depois de vista. A interpretação central de Alex é poderosa, repleta de subtextos e de momentos verdadeiros", considerou o júri.

O Prémio do Público foi atribuído a 'La Vanité', de Lionel Baier

A segunda edição do Queer Porto, a decorrer primordialmente no Rivoli, começou na quarta-feira e termina no domingo. Da programação deste ano fazem parte 30 filmes de 15 países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório