Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Assinado acordo para recuperar obras de arte

A Câmara de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações assinam na segunda-feira um acordo para a recuperação de obras de arte pública naquele bairro que vão integrar depois um roteiro, anunciou hoje o município.

Assinado acordo para recuperar obras de arte
Notícias ao Minuto

22:22 - 05/06/15 por Lusa

Cultura Parque das Nações

Em comunicado, a autarquia sublinhou que o programa de arte pública do Parque das Nações é "um dos mais significativos núcleos escultóricos da cidade, com prestígio internacional" e uma importância determinante para a qualidade do espaço público.

"Finalizada a recuperação das obras em causa, a Junta de Freguesia do Parque das Nações promoverá a elaboração de um roteiro com a sua identificação para divulgação junto de um público alargado, contando com o apoio técnico da Câmara", refere o município na nota, sem especificar um calendário e o investimento envolvido.

Serão ainda organizadas ações de sensibilização para alertar os cidadãos para a importância deste património.

Na prática, o processo de recuperação destas obras foi iniciado recentemente pela câmara, explicou à Lusa o presidente da junta de freguesia, José Moreno. Em causa estão cerca de 60 obras, identificadas com uma placa mas nem sempre reconhecidas por quem passa.

O desgaste dos materiais, com o passar do tempo, e a sua vandalização fazem com que seja necessário redobrar as atenções sobre a sua manutenção, referiu.

José Moreno remeteu mais informações sobre o acordo para segunda-feira.

A manutenção do espaço público do Parque das Nações, zona reabilitada para a Expo'98, tem sido criticada por moradores que consideram que há problemas ao nível de arranjos de exteriores, sistemas de rega e iluminação, entre outros.

O bairro era gerido pela sociedade pública Parque Expo, criada a propósito da Expo'98 e atualmente em liquidação, depois de o Governo anunciar, em 2011, a sua extinção.

Em 2012, o Conselho de Ministros determinou a transferência para o município das infraestruturas afetas ao uso público e das posições contratuais da Parque Expo relativas à gestão urbana.

O Parque das Nações é, desde 2013, uma freguesia autónoma, constituída a partir de território dos municípios de Lisboa e Loures. O executivo é presidido pelo movimento Parque das Nações por Nós (PNPN), que assinou recentemente um acordo de coligação com o PS, partido que lidera o município.

Esta semana, concentrados à porta da junta, algumas dezenas de moradores exigiram a demissão do autarca da freguesia, José Moreno, tendo em conta o que consideram ser um desinvestimento no espaço público.

Na segunda-feira realiza-se também uma assembleia de freguesia extraordinária em que será discutida a manutenção urbana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório