Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura atribuído à Coreia

O Leão de Ouro da 14.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, para a melhor participação nacional, foi hoje entregue à representação da Coreia.

Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura atribuído à Coreia
Notícias ao Minuto

17:19 - 07/06/14 por Lusa

Cultura Veneza

A bienal de Veneza abriu hoje ao público com o conceito "Fundamentals", tema base da edição deste ano, e Portugal é um dos 65 países representados na mostra de arquitetura, uma das mais importantes do mundo.

O pavilhão da Coreia ganhou o Leão de Ouro com o tema "Crow's Eye View: The Korean Peninsula", uma escolha que os elementos do júri justificam com o reconhecimento pela "extraordinária" apresentação do novo conhecimento da arquitetura e urbanismo, fazendo referência à situação política da região.

"Usando diversos modos de representação para incentivar a interação, é investigação em ação que expande a narrativa espacial e de arquitetura a uma realidade geopolítica", refere o júri, numa informação divulgada no site da Exposição, que irá decorrer até 23 de novembro, sob a direção do arquiteto Rem Koolhaas.

O Leão de Prata para a melhor representação nacional foi para o pavilhão do Chile, intitulado "Monolith Controversies".

O júri, composto por especialistas de vários países, decidiu atribuir três menções especiais às participações nacionais do Canadá, com o tema "Arctic Adaptations: Nunavut at 15", França, com o título "Modernity: promise or menace?", e Rússia, com a proposta "Fair Enough: Russia's past our Present".

Os elementos do júri também escolheram distinguir três projetos de investigação com menções especiais.

Portugal está representado com o projeto "Homeland|News from Portugal", um jornal com conteúdos originais desenvolvidos por uma equipa multidisciplinar, constituída por cerca de 90 profissionais das áreas da arquitetura, sociologia, geografia, história, antropologia, fotografia, direito e design.

"Homeland |News from Portugal" terá três edições ao longo da Bienal, cada uma com uma tiragem de 55 mil exemplares, e a distribuição será gratuita e estará disponível numa instalação colocada no edifício do Arsenale, outros dos espaços principais do certame.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório