Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Assunto encerrado". Vencedor italiano da Eurovisão não consumiu drogas

Já é conhecido o resultado do teste a Damiano David, vocalista dos Måneskin, a banda que se sagrou vencedora da Eurovisão.

"Assunto encerrado". Vencedor italiano da Eurovisão não consumiu drogas
Notícias ao Minuto

17:56 - 24/05/21 por Notícias ao Minuto

Cultura Eurovisão

Damiano David testou negativo para o uso de drogas após imagens reveladas na 'Green Room' do Festival da Eurovisão terem levantado a suspeita de que o cantor italiano, vocalista dos Måneskin, vencedores da mais recente edição, estaria a consumir cocaína. O resultado do teste foi conhecido esta tarde após o artista se ter voluntariado a fazer uma análise.

Os organizadores do evento emitiram um comunicado sobre o assunto, começando por referir que, "após alegações de consumo de drogas na Sala Verde da Grande Final do Festival Eurovisão da Canção no sábado, 22 de maio, a União Europeia de Radiodifusão (EBU), conforme solicitado pela delegação italiana, realizou uma revisão completa dos factos, incluindo a verificação de todas as imagens disponíveis".

"Um teste de drogas também foi voluntariamente realizado hoje pelo vocalista da banda Måneskin que teve um resultado negativo visto pela EBU", pode ainda ler-se. Tendo em conta este desfecho, a Eurovisão concluiu: "Não houve uso de drogas na Sala Verde e consideramos o assunto encerrado".

Apesar de dar a questão por encerrada, a EBU diz-se preocupada pelo facto de "especulações incorretas, que levaram a notícias falsas, tenham ofuscado o espírito e o resultado do concurso, e tenham injustamente afetado a banda. Queremos congratular mais uma vez os Måneskin e desejar-lhes muito sucesso. Estamos ansiosos por trabalhar com o nosso membro Rai [cadeia de televisão italiana] na produção de um espetacular Festival Eurovisão da Canção em Itália no próximo ano", lê-se no comunicado.

Apesar de sempre ter negado veementemente as acusações, Damiano David aceitou submeter-se voluntariamente a um teste para provar que não tinha consumido qualquer droga. "Amanhã de manhã farei o teste e assim haverá um papel que dirá quem está certo e quem não está", disse o artista este domingo à noite à chegada ao Aeroporto de Fiumicino, em Roma, Itália, citado pela EFE.

De recordar que Itália, com a canção 'Zitti e Buoni', interpretada pelos Måneskin, venceu a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, tendo Portugal alcançado o 12.º lugar.

Num ano em que o Reino Unido foi o único país que terminou com zero pontos, Portugal, representado pelos The Black Mamba, com o tema 'Love is on my Side', conquistou 153 pontos.

[Notícia atualizada às 18h09]

Leia Também: Eurovisão. Vocalista dos Måneskin faz teste de drogas hoje em Itália

Recomendados para si

;
Campo obrigatório