Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Galeria Sokyo abre em Lisboa com exposição da ceramista Mishima Kimiyo

A Galeria Sokyo vai abrir em Lisboa com a exposição individual, em Portugal, da ceramista japonesa Mishima Kimiyo, a 22 de outubro, anunciou hoje fonte daquele espaço comercial dedicado à arte contemporânea.

Galeria Sokyo abre em Lisboa com exposição da ceramista Mishima Kimiyo
Notícias ao Minuto

18:30 - 06/10/20 por Lusa

Cultura Exposição

No seu trabalho em cerâmica, a artista japonesa combina peças tridimensionais com um processo de serigrafia, e aborda temas ligados ao consumo, ao desperdício e à constante necessidade de informação características da sociedade contemporânea.

Esta exposição em Lisboa inclui obras de diferentes fases da carreira da artista, desde 1969, até à atualidade.

Mishima Kimiyo nasceu em Juso, Osaka, em 1932, tendo começado a sua carreira com trabalhos em técnica mista, mas rapidamente foi atraída pelas características ao mesmo tempo sólidas e frágeis do barro.

As suas obras estão representadas, entre outras, nas coleções permanentes do British Museum, no Reino Unido, no Art Institute de Chicago, nos Estados Unidos, no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e no Museu Nacional de Arte Moderna de Quioto, no Japão.

A artista apresenta esta exposição depois de ter levado uma mostra individual à feira Artissima, em Itália, em 2019.

A inauguração da exposição de Mishima Kimiyo está prevista para os dias 22 outubro e 23 de outubro, na Galeria Sokyo Lisbon, na Rua de São Bento 440, onde ficará patente até de 12 dezembro de 2020.

Sokyo Lisbon é uma galeria de arte contemporânea de cerâmica que abre na capital portuguesa em parceria com a Sokyo Gallery em Quioto, no Japão, fundada em 2013.

Em Lisboa, a galeria pretende apresentar obras dos mais de 60 artistas que representa, como Machiko Hashimoto, Mishima Kimiyo, Osamu Kojima, Moriyasu Kimura, Toshio Matsui, Eiko Kishi, Toru Ishii, Heechang Yoon, Satoru Hoshino e Kazuhito Kawai, e que trabalham em cerâmica, laca, têxteis, vidro e metal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório