Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Guarda prolonga prazo para candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço 2020

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda, decidiu prolongar o prazo para as candidaturas à 16.ª edição do Prémio Eduardo Lourenço devido à pandemia da covid-19, foi hoje anunciado.

Guarda prolonga prazo para candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço 2020
Notícias ao Minuto

19:07 - 27/03/20 por Lusa

Cultura Covid-19

"Devido às circunstancias de emergência nacional despontadas pela crise pandémica covid-19, o CEI informa que o prazo das candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço 2020 foi prolongado até 30 de abril", refere um comunicado do CEI hoje enviado à agência Lusa.

As candidaturas ao prémio, no montante de 7.500 euros, estavam inicialmente previstas para decorrerem até ao dia 31 de março.

A fonte esclarece ainda que as candidaturas "poderão ser enviadas em formato 'pdf', para o 'e-mail' cei@cei.pt, opção que não consta do regulamento em vigor, mas que poderá agora simplificar as candidaturas que pretendam submeter-se a concurso".

Segundo o CEI, "qualquer instituição ou pessoa" pode enviar propostas de candidatura ao galardão "destinado a premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas".

O Prémio Eduardo Lourenço será atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do CEI (reitores das universidades de Coimbra e de Salamanca, Espanha, e o presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito elementos (representantes das Comissões Executiva e Científica do CEI e quatro personalidades convidadas pela direção).

Segundo o texto do regulamento, "as candidaturas serão propostas por instituições ou pessoas, acompanhadas do 'curriculum' do candidato e da documentação que os proponentes considerem útil e pertinente para a decisão do júri".

O regulamento do Prémio Eduardo Lourenço 2020 pode ser consultado http://www.cei.pt/pel/premio-eduardo-lourenco.html.

O prémio com o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.

Receberam o Prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto, Agustina Bessa Luís, Luís Sepúlveda e Basilio Lousada Castro, o teólogo José María Martín Patino, os professores e investigadores Jerónimo Pizarro, Antonio Sáez Delgado e Carlos Reis e o jornalista e escritor Fernando Paulouro das Neves.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório