Meteorologia

  • 09 DEZEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Autor de BD Marcelo D´Salete expõe na Tinta nos Nervos em Lisboa

A exposição 'Angola Janga', que reúne originais de obras de banda desenhada do autor brasileiro Marcelo d'Salete, é inaugurada na quinta-feira na galeria Tinta nos Nervos, em Lisboa.

Autor de BD Marcelo D´Salete expõe na Tinta nos Nervos em Lisboa

Apesar de ser batizada com o título da mais recente obra, a exposição 'reunirá trabalhos de todos os seus projetos de banda desenhada, com desenhos originais, reproduções e serigrafias', refere a galeria.

Marcelo D'Salete, nascido em São Paulo em 1979, cruza ficção e narrativa histórica nos livros que tem publicado em BD, nomeadamente os premiados 'Cumbe' e 'Angola Janga', frutos de um trabalho longo de pesquisa sobre identidade, escravidão e consciência política.

Depois da estreia com a novela gráfica 'Noite Luz' em 2008, Marcelo D'Salete publicou 'Encruzilhada' (2011) e ambos abordam "questões da identidade urbana negra, da violência das cidades, das pressões sociais e de descriminação, e das possibilidades de esperança nessas situações", refere a Tinta nos Nervos.

Seguiram-se 'Cumbe' (2014), cuja edição norte-americana foi premiada com um Eisner, e 'Angola Janga' (2017), distinguido com o prémio brasileiro Jabuti. Ambos estão publicados em Portugal.

'Angola Janga', que mereceu em 2018 uma exposição no festival AmadoraBD com a presença do autor, é apresentado pela Tinta nos Nervos como 'uma conquista da linguagem desta arte [a BD] nas questões de consciência política'.

'Angola Janga' significa 'pequena Angola', nome do quilombo dos Palmares, um dos maiores abrigos de escravos negros africanos no Brasil do século XVI, que se organizaram contra ataques militares da Holanda e de Portugal.

Um dos líderes desses escravos foi Zumbi, que morreu a 20 de novembro de 1695 e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra, que se assinala hoje.

A exposição 'Angola Janga' é uma iniciativa da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e chega a Lisboa depois de ter passado pelos centros culturais de Moçambique e Angola.

A propósito desta exposição, que ficará patente até janeiro, a Tinta nos Nervos acolherá uma conversa sobre BD brasileira no dia 23, com a presença do autores André Diniz e Cecília Silveira, a viverem em Portugal.

De acordo com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba, Marcelo D'Salete estará em Lisboa nos dias 06 e 07 de dezembro para uma conversa com o público, oficinas e sessão de autógrafos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório