Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Câmara de Viana do Castelo aprova criação de comissão VianaFilm

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje, por unanimidade, a criação da comissão fílmica VianaFilm para "dar resposta ao número crescente de pedidos para produções audiovisuais" na capital do Alto Minho.

Câmara de Viana do Castelo aprova criação de comissão VianaFilm
Notícias ao Minuto

22:53 - 07/06/18 por Lusa

Cultura Alto Minho

"Viana do Castelo tem sido ao longo dos anos, com particular intensidade nos últimos tempos, muito procurada para produções audiovisuais. A próxima será uma telenovela da rede Globo, baseada no romance Arroz de Palma", afirmou o presidente da câmara ao executivo municipal durante a apresentação da proposta de criação daquela estrutura.

No final da reunião camarária, em declarações aos jornalistas, José Maria Costa adiantou que "a rodagem da nova novela brasileira em Viana do Castelo vai começar este ano, para ser emitida em 2019 para uma audiência de 70 milhões de telespectadores do Brasil, sendo que será depois retransmitida em 30 países".

"A parte inicial da telenovela é passada em Viana do Castelo. O romance tem como protagonistas um casal de Viana do Castelo que emigra para o Brasil. Ela é natural de Vila Franca do Lima e ele da ribeira de Viana do Castelo", especificou.

O autarca socialista disse ter reunido com a produção da nova telenovela, em março passado, quando se deslocou ao Brasil para assinar um de geminação com a Prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com o sítio na internet da Porto Editora, hoje consultado pela Lusa, o livro Arroz de Palma, do dramaturgo e ex-diplomata de Francisco Azevedo, "tornou-se num sucesso de vendas, no Brasil, sem nenhum marketing".

Além da telenovela da rede Globo, José Maria Costa disse ainda que estarem "na calha" a produção de um filme de um cineasta português e uma série televisiva, de três episódios, na área cultural.

À nova estrutura, designada VianaFilm, "serão afetos meios logísticos e recursos humanos já existentes na autarquia, para afirmar Viana do Castelo como espaço cénico de exceção e para que o concelho conste dos roteiros 'film friendly', tornando-se um destino privilegiado de filmagens e produções fotográficas, com capacidade para atrair projetos cinematográficos e audiovisuais, tanto numa escala nacional como internacional".

Segundo aquela proposta, a VianaFilm "vai oferecer, além de um clima favorável, diversidade de cenários, paisagem natural e cultural, acessibilidades e oferta hoteleira, diversas vantagens como a isenção de pagamento das taxas de ocupação do espaço público municipal, agilização dos procedimentos de emissão de licenças, autorizações e apoio logístico por parte dos serviços municipais, entre outras".

A criação da comissão, 'film commission' em inglês, tinha sido anunciada pelo autarca socialista, em setembro de 2017. Nesse ano, foi rodado na cidade o filme/documentário 'Sentidos da Vida' do realizador Miguel Gonçalves Mendes.

No ano anterior, 2016, o navio museu Gil Eannes serviu de cenário à rodagem da longa-metragem '9 Dedos' que, em agosto passado, venceu o prémio de melhor realizador do Festival Internacional de Locarno, na Suíça.

Em 2015, o realizador Miguel Gomes filmou, em Viana do Castelo, uma das trilogias de 'As Mil e uma Noites' que retrata a crise que afetou o país, pegando no exemplo do encerramento dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Já em 2009, o antigo navio hospital já tinha acolhido a rodagem do filme 'O Cônsul de Bordéus', baseado na vida de Aristides de Sousa Mendes e realizado por Francisco Manso e João Corrêa.

Um ano antes, a embarcação foi também o cenário principal da longa-metragem 'O Assalto ao Santa Maria', da produtora Take 2000, com realização de Francisco Manso e argumento de Vicente Alves do Ó e João Nunes.

O filme "retrata o histórico assalto ao paquete Santa Maria, uma original operação de denúncia dos regimes ditatoriais de Portugal e Espanha perpetrada em 1961 por 24 exilados políticos dos dois países, liderados pelos capitães Henrique Galvão e Jorge Sotomayor, com o apoio expresso do general Humberto Delgado.

Foram ainda filmadas no concelho as novelas 'Os Lobos' e, recentemente, a telenovela da TVI 'A Herdeira', tendo ainda sido registados os documentários 'O Alto do Minho' e 'A Herança'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório