Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cientistas gravam som do mundo para perceber ambiente

Um grupo de investigadores está a realizar a gravações de vários sons do mundo para perceber qual o estado real do ambiente no planeta terra. O projeto de ecologia sonora quer captar tudo o que se passa no mundo, em som, para depois detetar e interpretar padrões que permitam perceber a ?saúde terrestre?, escreve a Exame Informática.

Cientistas gravam som do mundo para perceber ambiente
Notícias ao Minuto

15:31 - 30/08/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Iniciativa

Desde sonos de aviões ao simples bater das asas de um morcego. Uma equipa de cientistas no Indiana, Estados Unidos, quer gravar todos os sons do mundo, durante um ano, para depois proceder à análise dos dados recolhidos e tentar detetar padrões que permitam melhor perceber qual o atual estado de saúde do nosso planeta.

O projeto de ecologia quer recolher dados áudio do som de aviões, dos terramotos, do chamamento dos morcegos e o cântico de pássaros durante as suas migrações, para depois, face ao enorme volume de dados recolhidos, tentar encontrar os sons realmente importantes.

Posteriormente, os dados recolhidos são depois analisados através de um algoritmo que determina a sua relevância. “Existe aquilo que eu chamo os ritmos da natureza. Há períodos como certos coros da manhã e certos crescendos durante algum tempo”, refere Bryan Pijanowksi, investigador responsável pelo projeto, para explicar a relevância dos dados recolhidos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório