Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Povo precisa de ver se há uma luz ao fundo do túnel"

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, diz este sábado em entrevista ao Expresso que os portugueses ?têm que ver se há uma luz ao fundo do túnel? e que ?tem de ser feita uma reflexão sobre o que vai ser Portugal em 2015?. O autarca admite ainda que o país continua ?muito vulnerável às condições externas? e lembra que episódios como o do caso BES e da PT são ?sobressaltos? à estabilidade nacional.

"Povo precisa de ver se há uma luz ao fundo do túnel"
Notícias ao Minuto

13:42 - 25/10/14 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Moreira

Rui Moreira concedeu uma entrevista ao jornal Expresso na qual faz uma retrospetiva do seu primeiro ano à frente da Câmara Municipal do Porto, mas não só. O autarca debruça-se ainda sobre a crise, a troika e aquilo que, no seu entender, deve ser a atuação dos governantes para o próximo ano.

Assim, Rui Moreira começa por lembrar que “não estamos ainda livres do protetorado da troika”, descrevendo os três anos em que esteve em prática o programa de ajustamento financeiro como um “tempo de chumbo” durante o qual “os portugueses foram heroicos e estoicos”.

Mas apesar da coragem demonstrada pelos cidadãos, o autarca sublinha que os portugueses “têm que ver se há uma luz ao fundo do túnel” pois, lembra, “continuamos muito vulneráveis às condições externas”.

E como se tal não bastasse, aponta, o país tem sido ainda alvo de “sobressaltos internos, como o BES e agora a PT”.

“Estamos permanentemente naquela sensação que vamos a subir as escadas e subitamente atropelamos os nossos próprios pés”, afirma.

Por essa razão, “tem de ser feita uma reflexão sobre o que vai ser Portugal em 2015”.

Rui Moreira lança ainda críticas aos partidos que assinaram o memorando da troika, dizendo que é “inaceitável” que “sabendo o que sabiam não se tenha cegado a um consenso nessa altura relativamente a alterações fundamentais no país”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório