Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Fábrica de adubos de Vila Franca não era inspecionada desde 2012

A fábrica de adubos ADP, apontada como a principal suspeita pelo surto de Legionella que causou sete mortos e centenas de infetados em Vila Franca de Xira durante a última semana, não era alvo de uma inspeção desde 2012. De acordo com o Expresso, as autoridades dizem que água tem que ser avaliada de 15 em 15 dias e analisada mensalmente.

Fábrica de adubos de Vila Franca não era inspecionada desde 2012
Notícias ao Minuto

09:14 - 15/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Surto

A fábrica ADP Fertilizantes, suspeita de ser a responsável pelo surto de Legionella que há uma semana afetou três concelhos de Vila Franca de Xira, já não era alvo de uma inspeção desde 2012, de acordo com o noticiado pelo Expresso.

Os elementos da Inspeção-Geral do Ambiente e Ordenamento do Território recolheram amostras para análise e documentação, na sua visita surpresa às instalações no passado domingo, que permitirão rastrear se foram cumpridas as normas ambientais.

No entanto, desde 2012 que a ADP não era inspecionada, sendo que nessa altura não acusou nada.

José Luís Alexandre, vice-presidente da ASHRAE (autoridade mundial no sistemas de climatização) explicou, à mesma publicação, que durante a manutenção regular das unidades fabris é preciso “avaliar se a água está ou não turva de 15 em 15 dias e fazer analises mensalmente”.

Nessas análises, se forem identificadas concentrações de 10 mil unidades de formação de colonias da bactéria Legionella por mililitro, tem de se acionar o plano de contingência e parar tudo”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório