Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O mistério das três mulheres raptadas durante dez anos

A história chocou os Estados Unidos e o Mundo. Três mulheres foram resgatadas pela polícia com a ajuda de um vizinho em Cleveland, após terem estado mais de dez anos raptadas. Três homens foram detidos na sequência do caso. Conheça a história das jovens que desapareceram ainda adolescentes.

O mistério das três mulheres raptadas durante dez anos
Notícias ao Minuto

09:00 - 08/05/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Amanda Berry foi vista pela última vez em 2003, aos 16 anos, Gina DeJesus desapareceu aos 14 anos, em 2004, e a terceira mulher, Michelle Knight, tinha 19 anos quando foi sequestrada, em 2002. Acredita-se que a menina de seis anos vista nos braços de Amanda durante a fuga seja sua filha, escreve a BBC.

Na véspera do seu 17.º aniversário, a 21 de Abril de 2003, Amanda Berry desapareceu após sair de seu emprego no Burger King, em Cleveland, por volta das 19h30. A adolescente ainda falou ao telefone com a irmã a avisar que tinha arranjado boleia para ir para casa, local onde não mais regressou. Em 2009, o FBI e a polícia de Cleveland dizia estar a investigar o desaparecimento de Amanda, mas também o de Georgina DeJesus (a última jovem a ser levada), acreditando que os dois casos estavam relacionados.

Três anos mais tarde, as autoridades receberam uma alegada pista de um homem que dizia saber a localização dos restos mortais de Berry na cidade de Cleveland. Foi feita uma escavação no local, mas, já na época, concluiu-se que a denúncia era falsa e o homem que tinha alertado a polícia foi condenado a quatro anos e meio de prisão, acusado de fazer denúncias falsas e de obstruir a Justiça.

Georgina DeJesus foi vista pela última vez perto de um telefone público em Cleveland na tarde de 2 de Abril de 2004, quando tinha 14 anos e voltava da escola para casa com uma colega. A adolescente ainda telefonou à mãe a pedir que a amiga dormisse em sua casa, pedido a que a mãe não acedeu e, por isso, as duas colegas seguiram caminhos diferentes.

Em 2006 dois homens foram detidos para interrogatório a respeito do desaparecimento de Georgina, mas acabaram por ser libertados depois porque a polícia não conseguiu reunir provas contra eles. No mesmo ano, a polícia fez escavações no chão de uma garagem de Cleveland e usou um cão farejador, depois de receber uma pista de que os restos da garota poderiam estar no local. Mas a pista era falsa, outra vez. No entanto, a prima de Georgina, Sylvia Colon, disse à BBC que a família "nunca perdeu as esperanças".

Michelle Knight, a vítima sobre quem menos se sabe, desapareceu em Cleveland em 2002, teria entre 18 e 20 anos na altura, e por não ser menor não atraiu tanta atenção por parte da imprensa. Michelle não chegou sequer a ser registada oficialmente no site de pessoas desaparecidas de Ohio. De acordo com a sua avó, Barbara Knight, a própria família da jovem parecia acreditar que ela se tinha ido embora por vontade própria, pois tinha perdido a custódia do filho.

Segundo a BBC, só a mãe não acreditava nessa teoria e, muito depois de a polícia ter parado de procurar, ela distribuiu panfletos pela cidade e continuou a procurar a filha, mesmo após ter mudado de cidade. Barbara Knight afirmou ainda que acreditava ter visto a filha com um homem mais velho num centro comercial de Cleveland há uns anos, revelando que quando a mulher ficava para trás, o homem puxava-a pelo braço. Naquela ocasião, Barbara ainda gritou o nome de Michelle, mas ela não olhou.

As três mulheres foram resgatadas esta segunda-feira, quando Amanda Berry conseguiu aproveitar a ausência do seu raptor para pedir ajuda. O principal suspeito de planear e levar a cabo os sequestros é Ariel Castro, de 52 anos, mas os seus dois irmãos (na imagem), de 50 e 54 anos também podem estar envolvidos no caso. Os três são de origem latina e já foram presos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório