Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Taiwan: Latas vazias em vez de cimento no edifício que desabou

Os engenheiros garantem que o uso destas latas é meramente estético mas as autoridades vão tentar apurar se contribuíram para o colapso da estrutura.

Taiwan: Latas vazias em vez de cimento no edifício que desabou
Notícias ao Minuto

07:40 - 09/02/16 por Carolina Rico

Mundo Sismo

Os pilares de um dos 11 edifícios que desabaram em Taiwan estavam assentes em latas de tinta e óleo para culinária vazias em vez de cimento.

Segundo a CNN, o governo local tenciona abrir um inquérito assim que as buscas cheguem ao fim e a atividade da empresa responsável pela construção já foi suspensa.

Ao canal de televisão norte-americano um engenheiro de Taiwan disse que o uso de latas na construção era uma prática habitual antes de 1999, ano em que um sismo de magnitude 7.3 matou 2.415 pessoas no país.

Estas latas não terão sido a causa do desabamento, visto que o seu uso era meramente estético, explicou à agência de notícias estatal de Taiwan o engenheiro Tai Yun-fa.

Os pilares base eram feitos de cimento e tinham o tamanho certo para suportar o edifício, mas se os arquitetos os quisessem fazer parecer mais largos sem aumentar o peso da estrutura usavam estas latas.

O sismo de sábado no sul de Taiwan, com magnitude de 6.4 na escala de Richter, matou pelo menos 42 pessoas e 107 continuam desaparecidas, segundo o balanço mais recente das autoridades da ilha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório