Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nível de alerta terrorista reduzido em Bruxelas

Salah Abdeslam, de 26 anos, e Mohamed Abrini, de 30 anos, continuam a ser procurados pelas autoridades.

Nível de alerta terrorista reduzido em Bruxelas
Notícias ao Minuto

16:56 - 26/11/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Bélgica

O Órgão belga de Coordenação para Análise de Ameaça (OCAM) decidiu hoje reduzir o nível de ameaça em Bruxelas, de '4' para '3', deixando assim a capital belga e da União Europeia de estar sob risco máximo de ataque iminente.

A decisão do OCAM foi tomada numa reunião hoje à tarde, que ainda decorre, devendo o Conselho Nacional de Segurança reunir-se à noite para determinar quais as consequências da mudança de nível de alerta nas medidas de segurança que foram implementadas em Bruxelas, designadamente a nível de transportes públicos, comércio e espaços públicos.

Na madrugada do último sábado, 21 de novembro, o OCAM recomendou a subida para o nível de alerta de '3' para '4', o máximo da escala, na região de Bruxelas e da vizinha Vilvorde (flamenga), devido a uma" ameaça séria, precisa e iminente" de ataques terroristas múltiplos, à semelhança daqueles ocorridos a 13 de novembro em Paris.

Bruxelas permaneceu sob alerta máximo durante cinco dias, e na segunda e na terça-feira as escolas e a rede de metro permaneceram fechadas, tendo sido reabertas na quarta-feira, mas rodeadas de fortes medidas de segurança.

Com o regresso do nível de ameaça para '3' -- agora uniforme para todo o território, e que representa uma ameaça "possível e provável" -, cabe ao Conselho de Segurança Nacional decidir que medidas de segurança devem ser aplicadas em conformidade.

O Conselho de Segurança Nacional junta o primeiro-ministro, os ministros da Justiça, da Defesa, do Interior e dos Negócios Estrangeiros, assim como os vice-primeiros-ministros, o OCAM, os serviços secretos, a polícia federal e o procurador federal, entre outros.

As autoridades belgas prosseguem com a investigação para encontrar Salah Abdeslam, de 26 anos, que desempenhou um papel fundamental na logística dos ataques de 13 de novembro em Paris.

Mohamed Abrini, um belga de origens marroquinas de 30 anos de idade, também está a ser procurado, depois de ter sido capturado por câmaras de videovigilância ao volante do carro que levou Abdeslam para Paris, no dia 11 de novembro.

A introdução do estado de emergência permitiu às autoridades belgas realizar 1233 operações de buscas e deter 165 suspeitos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório