Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Novo líder dos talibãs apela "à unidade" do movimento islamita afegão

O novo líder dos talibãs afegãos, o mullah Akhtar Mansur, apelou hoje "à unidade" do movimento islamita, na primeira mensagem áudio que divulgou, tendo em conta as vozes discordantes após a sua nomeação.

Novo líder dos talibãs apela "à unidade" do movimento islamita afegão
Notícias ao Minuto

12:36 - 01/08/15 por Lusa

Mundo Akhtar Mansur

Nesta mensagem, o líder talibã fala ainda das negociações de paz, que começaram no início de julho com o Governo afegão, mas não especificou as suas intenções em relação a este processo.

"O inimigo diz que existe um processo de paz. Mas como vocês sabem, os nossos inimigos divulgam muita propaganda", disse, na mensagem de 30 minutos.

Mansur era o braço-direito do mullah Omar, mas a sua escolha não terá sido consensual, com muitos comandantes a preferirem que a escolha tivesse recaído sobre o filho do ex-líder, que terá sido morto há dois anos.

"Nós devemos trabalhar para preservar a nossa unidade. As divisões internas só servirão os nossos inimigos", afirmou o novo líder, numa alusão à contestação.

"O nosso objetivo é aplicar a sharia (lei islâmica) e a jihad (guerra santa) vai continuar até o conseguirmos", afirmou Mansur.

Uma segunda ronda de negociações entre os talibãs e o Governo de Cabul deveria ter-se realizado na sexta-feira para tentar acabar com o conflito sangrento que dura desde a queda dos talibãs, em 2001, mas o anúncio da morte do mullah Omar levou o Governo paquistanês a adiar as conversações "sine die".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório