Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Grécia não vai sair da zona euro, vai negociar, diz Governo italiano

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, defendeu hoje que, qualquer que seja o resultado do referendo de domingo, a Grécia não sairá da zona euro, mas fará tudo o que puder para negociar.

Grécia não vai sair da zona euro, vai negociar, diz Governo italiano
Notícias ao Minuto

21:34 - 02/07/15 por Lusa

Mundo Ministro

"Na minha opinião, a Grécia não sairá do euro, fará tudo para chegar a um acordo", declarou Renzi em entrevista à televisão pública italiana Rai 1.

Segundo o chefe do executivo italiano, mesmo se a Grécia abandonasse a moeda única, isso não traria problemas económicos a Itália.

"Nesse caso, evidentemente, seria um fracasso político para todos", acrescentou.

"O que quer que aconteça, a Grécia deverá regressar à mesa das negociações e negociar um programa de ajuda", sustentou Renzi.

O líder italiano, que se reuniu na quarta-feira em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, tinha afirmado há alguns dias que o referendo na Grécia equivalia, para os gregos, a uma escolha entre o euro e o dracma.

Entrevistado em Berlim, afirmou ainda que o referendo era "um erro", mas que era necessário respeitar a opção do povo grego.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) pressionaram hoje fortemente a Grécia, a três dias do referendo sobre o plano dos credores de Atenas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório