Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Há um banco chinês que premeia boas ações

Na China têm surgido algumas instituições bancárias em diversas cidades com o intuito de promover boas ações morais. A BBC realça que alguns são alvo de críticas, por serem demasiado materialistas. Mas este caso em particular está a ser um sucesso.

Há um banco chinês que premeia boas ações
Notícias ao Minuto

17:10 - 30/05/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo China

Na cidade de Yanji, no nordeste da China, foi criado um banco há pouco mais de duas semanas que tem sido um caso curioso de sucesso.

O banco é gerido pelas autoridades locais mas, numa altura em que instituições financeiras pelo mundo fora têm sido criticadas por negócios ruinosos e uma política pouco preocupada com o mundo real, este banco tem-se destacado.

A história de que a BBC dá conta foi revelada originalmente por uma agência noticiosa chinesa e revela que em Yanji já mais de 600 pessoas aderiram às iniciativas do banco nas primeiras semanas.

Basicamente, este banco criou um sistema de pontos que premeia boas ações. Entregar uma carteira perdida, por exemplo, garante 50 pontos. Mas correr risco de vida para ajudar alguém já merece recompensa maior, que pode chegar aos 500 pontos.

Como recompensa, os exemplos também são vários. Por exemplo, 150 pontos garantem um corte de cabelo gratuito, pago pelo banco. Mas quem juntar mais pontos pode ter um check-up gratuito, para avaliar a sua saúde. Se alguém conseguir juntar 6.000 pontos será considerado “um cidadão modelo” para a comunidade.

As primeiras ações do banco criado em Yanji têm conseguido conquistar adeptos entre os mais novos. À televisão local, um adolescente filmado a cortar a relva de um jardim da cidade explica o impacto da ideia: “podemos ter orgulho e ficar excitados por estar a fazer boas ações”, afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório