Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Cristão decapita jihadista na Síria por vingança

Um guerreiro cristão sírio decapitou um militante do grupo radical Estado Islâmico (EI) para vingar as pessoas executadas pelos jihadistas no noroeste da Síria, divulgou hoje uma organização não-governamental.

Cristão decapita jihadista na Síria por vingança
Notícias ao Minuto

19:51 - 29/05/15 por Lusa

Mundo OSDH

"Ele aprisionou-o quando descobriu que se tratava de um membro do EI e o guerreiro assírio decapitou-o para vingar os abusos cometidos pelo grupo na região", disse o diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, citado pela agência France-Presse.

"A execução ocorreu na quinta-feira na província de Al-Hasakah, onde o EI controla grandes áreas da zona rural", acrescentou.

Ainda de acordo com Abdel Rahman, o guerreiro cristão é membro da comunidade assíria minoritária e encontrou o 'jihadista' em Tal Shamiram, uma vila local.

O OSDH está sedeado no Reino Unido, mas monitora o conflito sírio desde que este eclodiu há quatro anos, graças a uma rede de contactos dentro do país.

O guerreiro cristão integra os efetivos militares curdos, que expulsaram este mês o EI de mais de uma dúzia de aldeias assírias capturadas em Al-Hasakah pelos 'jihadistas'.

O EI levou a cabo uma onda de abusos nas áreas que controla na Síria e no Iraque, incluindo decapitações públicas, execuções em massa, escravidão e estupro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório