Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Violência e destruição lançam o caos em Baltimore

Os distúrbios registados nos últimos dias em Baltimore, após a morte de um afro-americano uma semana depois da sua detenção, têm espalhado o caos e a destruição pelas ruas. Veja a galeria de imagens dos protestos.

Notícias ao Minuto

20:42 - 28/04/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Protestos

A morte de um jovem negro, em Baltimore, EUA, gerou uma onda de indignação que se tem prolongado, mesmo após o seu funeral. Estes distúrbios registados nos últimos dias são o mais recente episódio de uma série de incidentes relacionados com a violência policial nos Estados Unidos.

Os incidentes ocorreram depois do funeral de Freddie Gray, um jovem afro-americano de 25 anos que morreu a 19 de abril, quando estava sob custódia policial. Uma semana depois de ser detido, Freddie morreu na sequência de lesões na coluna vertebral. Este caso voltou a reacender o debate sobre a discriminação racial e o modo de operar da polícia norte-americana.

No seguimento dos distúrbios, o governador estadual de Maryland, Larry Hogan, decretou o estado de emergência. Hoje de manhã, centenas de polícias e militares, fortemente armados, percorriam as ruas de Baltimore.

Um dos piores distúrbios raciais dos últimos anos nos Estados Unidos teve início em 2014, em Ferguson, no Missouri, depois de um jovem afro-americano de 18 anos não armado ter sido abatido a tiro, por um polícia branco, por ter roubado cigarros de uma loja.

Este ano, em Madison (Wisconsin, norte), seguiram-se quatro dias de manifestações, após a morte de um jovem de 19 anos, atingido por um agente durante uma ação policial. Em abril, em Nova Iorque, várias centenas de pessoas manifestaram-se contra a brutalidade policial depois da morte de dois afro-americanos não armados. Ainda este mês, um agente matou outro afro-americano de 50 anos pelas costas enquanto este fugia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório