Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Oito prisioneiros executados, mulher filipina poupada

Foram, há poucos minutos, executados oito prisioneiros acusados de tráfico de droga, na Indonésia. A única mulher do grupo de nove condenados, a filipina Mary Jane Veloso, foi poupada no último minuto, adianta o The Guardian.

Oito prisioneiros executados, mulher filipina poupada
Notícias ao Minuto

19:00 - 28/04/15 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

O The Guardian avança que foram hoje executados oito prisioneiros acusados de tráfico de droga pelas autoridades indonésias. O jornal indica, com base em informações do Jakarta Post, e portanto não confirmadas, que a filipina Mary Jane Veloso foi poupada, numa decisão de última hora.

Foram executados oito homens: os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan; os líderes da rede de tráfico de droga, os nigerianos Martin Anderson, Raheem Agbaje Salami, Silvester Obiekwe Nwolise e Okwudily Oyantze; o brasileiro Rodrigo Gularte e o indonésio Zaenal Abidin.

O grupo de condenados à morte inclui um indonésio e um francês que continua no corredor da morte, a aguardar uma decisão sobre o recurso apresentado.

A execução terá tido lugar às 00h25 (hora local). Embora o Jakarta Post e duas estações de televisão indonésias tenham confirmado a morte de oito prisioneiros (e a clemência a Veloso), as confirmações oficiais ainda podem demorar, conforme refere o The Guardian.

A própria advogada de Mary Jane Veloso ainda está a tentar confirmar que a sua cliente foi poupada, embora acredite que seja possível. A família da acusada já terá sido informada da situação de Veloso, estando "em lágrimas" com a notícia.

Aproximava-se a meia-noite na Indonésia (18h em Portugal) quando os nove prisioneiros foram transferidos das suas celas para o local onde seria levada a cabo a execução. Em volta do local, ouviam-se cânticos de ‘Aleluia’.

Famílias e representantes dos respetivos países dos condenados aguardavam o derradeiro momento em que os acusados seriam mortos por fuzilamento, conforme noticiava através do Twitter o jornalista australiano Rob Scott, a partir do local.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório