Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Hoje é notícia

FC Porto e Sporting defrontam-se hoje no Estádio do Dragão, no jogo 'grande' da 23.ª jornada da I Liga de futebol, com o Benfica descansado depois da goleada por 6-0 ao Estoril-Praia.

Hoje é notícia
Notícias ao Minuto

06:21 - 01/03/15 por Lusa

Mundo Agenda

A formação 'azul e branca' precisa de vencer para não ficar a seis ou sete pontos dos 'encarnados', enquanto os 'leões' necessitam de ganhar para reduzir para dois pontos a desvantagem para o seu adversário de hoje, segundo classificado.

Na presente temporada, as duas equipas já se encontraram em duas ocasiões, tendo-se registado uma igualdade a um golo em Alvalade, na primeira volta do campeonato, e um triunfo dos 'leões' por 3-1 no Dragão, na terceira ronda da Taça de Portugal.

Além de não ter conseguido bater o conjunto de Marco Silva, o 'onze' de Julen Lopetegui perdeu o outro jogo 'grande', ao cair por 2-0 na receção ao líder e campeão em título Benfica.

Além do clássico do Dragão, realizam-se hoje mais três jogos, incluindo os últimos 77.15 minutos do embate entre o Nacional e o Vitória de Setúbal, interrompido no sábado, com 0-0, devido ao forte nevoeiro que se abateu sobre a Choupana.

Nos outros encontros, a Académica - pela segunda vez comandada por José Viterbo, que se estreou com um triunfo por 2-1 no Estoril -- recebe o Arouca, enquanto o lanterna-vermelha Penafiel joga em casa com o Moreirense.

Hoje, também é notícia:

LUSOFONIA E MUNDO

Em Moscovo, são esperadas dezenas de milhares de pessoas numa marcha em memória de Boris Nemtsov, um dirigente da oposição assassinado na sexta-feira.

"Demos autorização para este acontecimento", disse à agência Ria Novosti um responsável da cidade de Moscovo, Alexei Maiorov, precisando que o percurso da marcha atravessará a grande Ponte da Pedra, onde Nemtsov foi abatido a tiro.

Boris Nemtsov, 55 anos, copresidente do Partido Republicano da Rússia, foi alvejado na noite de sexta-feira, quando passeava perto do Kremlin.

Horas antes de ter sido assassinado, Boris Nemtsov tinha criticado o Presidente russo e apelado para a participação numa manifestação da oposição que estava prevista para hoje, em Moscovo, contra Vladimir Putin e para pedir o fim da guerra na Ucrânia.

A manifestação foi cancelada na sequência do assassínio de Nemtsov e, em sua vez, decorrerá uma marcha de homenagem ao dirigente da oposição.

O Governo do Mali e seis grupos armados do norte do país, reunidos em Argel, vão assinar hoje um acordo de paz, mediado pela Argélia.

A cerimónia de assinatura do acordo de paz e reconciliação no Mali vai decorrer às 08:30 locais (07:30 em Lisboa), de acordo com uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros argelino.

A mediação argelina tinha apresentado recentemente às partes um novo projeto de acordo, que apela para a "reconstrução do país assente em bases inovadoras, no respeito da integridade territorial, tendo em conta a diversidade étnica e cultural".

As diferentes partes em conflito assinaram a 19 de fevereiro, sob os auspícios da Argélia e da ONU, uma declaração que previa o fim imediato "de todas as formas de violência".

Os grupos signatários foram o Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA), o Alto Conselho para a Unidade de Azawad (HCUA, sigla em francês), o Movimento Árabe do Azawad (MAA), o Movimento Árabe do Azawad-dissidente (MAA-dissidente), a Coordenação para o Povo de Azawad (CPA) e a Coordenação dos Movimentos e Frentes Patrióticas de Resistência (CM-FPR).

O Governo maliano e estes seis grupos iniciaram em meados deste mês, em Argel, a quinta ronda de negociações.

A situação política no Mali é de instabilidade desde que em 2012 o país foi palco de um golpe de Estado.

O médico Tabaré Vázquez assume pela segunda vez a presidência do Uruguai, dando continuidade no poder à Frente Amplio (FA), uma coligação de partidos e movimento maioritariamente de esquerda à qual pertence também o presidente cessante, José Mujica.

A cerimónia de investidura de Tabaré Vazquez conta com a presença dos Presidentes de Cuba, Raúl Castro, da Nicarágua, Daniel Ortega, da Venezuela, Nicolás Maduro, do Chile, Michele Bachelet, do Paraguai, Horacio Cartes, e do Brasil, Dilma Rousseff.

Está ainda prevista a presença do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e do Rei Juan Carlos de Espanha.

PAÍS

A Câmara Municipal da Povoação começa hoje a cobrar as tarifas para a confeção do cozido das Furnas e a utilização do espaço envolvente à lagoa, um dos principais pontos turísticos de São Miguel.

A entrada no espaço custará 50 cêntimos por pessoa, com isenção a crianças até 12 anos, aos residentes na freguesia das Furnas e a todos quantos possuam o Cartão Amigo do Parque da Direção Regional do Ambiente. Estão ainda isentos, no caso da entrada, o portador do cozido, os guias turísticos, os empresários da restauração e os táxis e os condutores de autocarros.

No que toca ao cozido, custará três euros por panela aos particulares e 2,5 aos empresários da restauração. Também o estacionamento passa a ser pago entre as 08:00 e as 20:00, ficando isentos os autocarros, os táxis e os veículos da restauração.

A aplicação de tarifas na lagoa das Furnas -- junto à qual os cozidos são feitos em covas no solo e com o calor natural libertado pela atividade vulcânica - tem sido contestada por habitantes locais, que contestam a medida, receando que esta possa afastar visitantes da zona.

SOCIEDADE

A Guarda Nacional Republicana cumpre hoje o último dia da "Operação Baco", dedicada à fiscalização à condução sob efeito do álcool e droga, numa operação que visa também o combate à criminalidade.

A operação, iniciada no sábado, mobilizou 1.505 militares das Unidade de Intervenção, da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, para a realização de 594 ações de fiscalização.

Este ano, a GNR já fiscalizou 192.444 condutores, dos quais 4.107 apresentaram taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, tendo 1.636 sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual ou superior a 1,20 gramas por litro).

"Num só coração, uma só família humana" é o tema da semana nacional da Cáritas, que arranca hoje e prossegue até domingo, 08 de março, com o objetivo de reforçar a solidariedade e chamar a atenção para todas as questões relacionadas com a família.

"Todos os anos decorre a semana nacional da Cáritas e é escolhido um tema para propor à sociedade portuguesa que visa a transformação das mentalidades e também o reforço da solidariedade que, no nosso caso, tem tido sempre expressões que são surpreendentes", disse à agência Lusa o presidente da Cáritas Portuguesa.

Eugénio Fonseca explicou que o tema deste ano da iniciativa "está em consonância com uma campanha internacional da Cáritas", denominada "Uma Só Família Humana, Alimento para Todos", que "visa conseguir congregar sinergias para que a fome seja erradicada do mundo até 2015".

Durante esta semana, irão decorrer conferências, exposições e várias iniciativas locais que pretendem sensibilizar as pessoas de que "não vale a pena ter ilusões porque o individualismo que grassa pelo mundo fora e que também tem atingido de forma muito preocupante o país não leva a lado nenhum", adiantou.

O tradicional peditório da Cáritas realizar-se-á entre a próxima quinta-feira e domingo.

"Em 2014, perante todas as dificuldades económicas, consequência das diferentes medidas de austeridade, o Peditório Público da Cáritas angariou 327.957,65 euros", segundo a organização.

A cantora brasileira Adriana Calcanhotto atua hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acompanhada da Orquestra Gulbenkian, sob a direção do maestro Rui Pinheiro.

O programa prevê a interpretação das canções do alterego Adriana Partimpim, para crianças, e a obra "O Pedro e o Lobo", de Prokofiev.

Na segunda-feira, a cantora brasileira inicia a última ronda da digressão internacional "Olhos de onda", que vai passar pelas cidades de Coimbra, Faro e Braga, cerca de um ano depois de inaugurada na Culturgest, em Lisboa.

Adriana Calcanhotto, que completa 50 anos em outubro, lançou o primeiro álbum, "Enguiço", em 1990. Sucederam-lhe discos como "Marítimo" (1998), "Público" (2000) e "Maré" (2008). A cantora gravou ainda três álbuns enquanto Adriana Partimpim, pensado para as crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório