Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Voos russos sobre a Europa aumentam tensão, dizem EUA

As Forças Armadas norte-americanas defenderam hoje que os voos militares russos em espaço aéreo europeu estão a fazer aumentar as tensões e representam uma potencial ameaça à segurança e à aviação civil.

Voos russos sobre a Europa aumentam tensão, dizem EUA
Notícias ao Minuto

20:55 - 31/10/14 por Lusa

Mundo Forças Armadas

Um porta-voz militar, o contra-almirante John Kirby, disse à imprensa que Washington está preocupada com os voos de caças russos e está a acompanhar "com muita atenção" a atividade destes.

"Com certeza que não encaramos este aumento de voos e de atividade como útil para a situação da segurança na Europa. Claramente, colocam o potencial risco de escalada", sustentou.

Os voos também representaram "um potencial risco para a aviação civil, só pelo número, tamanho e alcance desses voos", acrescentou o oficial.

Na quarta-feira, dois caças F-16 portugueses ao serviço da Organização do Tratado do Atlântico-Norte (NATO) intercetaram, identificaram e escoltaram dois aviões militares russos em espaço aéreo internacional sob a responsabilidade de Portugal.

Hoje, caças F-16 da Força Aérea Portuguesa intercetaram mais dois aviões militares russos a sobrevoar o espaço aéreo internacional sob jurisdição portuguesa, disse à Lusa fonte oficial do Governo.

De acordo com um comunicado da NATO divulgado na quarta-feira à noite, quatro grupos de aviões militares russos que nos últimos dois dias "realizaram manobras militares significativas" em espaço aéreo europeu foram intercetados por aviões aliados.

Os aparelhos russos, que incluíam bombardeiros, caças e aviões-cisterna, foram detetados sobre o Mar Báltico, Mar do Norte/Oceano Atlântico e Mar Negro.

Kirby indicou que os Estados Unidos querem que a Rússia "dê passos, passos concretos e tangíveis, para reduzir a tensão, não para a aumentar".

Esta atividade aérea ocorre após a intervenção militar russa na Ucrânia, que a Aliança Atlântica condenou, classificando-a como a mais grave ameaça à segurança transatlântica desde a Guerra Fria.

Segundo a NATO, em 2014, registaram-se mais de 100 interceções de aeronaves russas até agora, cerca de três vezes mais que em 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório