Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

NATO recusa reconhecer eleições realizadas na Crimeia

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, afirmou hoje que a organização "não reconhece" as eleições de domingo na Crimeia e recordou a Moscovo que a anexação dos territórios é "ilegal e ilegítima".

NATO recusa reconhecer eleições realizadas na Crimeia
Notícias ao Minuto

14:03 - 16/09/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

"A NATO não reconhece as eleições realizadas no dia 14 de setembro (domingo) na República Autónoma da Crimeia", refere Rasmussen em comunicado.

O secretário-geral da NATO acrescenta que a organização "mantém a condenação sobre a anexação ilegal e ilegítima da Crimeia por parte da Rússia" assim como acusa Moscovo de deliberadamente desestabilizar a região Leste da Ucrânia, num ato de violação da lei internacional.

Mais uma vez, a Aliança Atlântica pede ao presidente russo, Vladimir Putin, que "mude a anexação ilegal e ilegítima da Crimeia" que, sublinha, não é reconhecida pela organização.

Rasmussen disse ainda que os 28 países que integram a NATO estão unidos no apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia dentro das fronteiras reconhecidas.

A Federação Russa realizou no passado domingo eleições legislativas nas regiões anexadas da Crimeia e do porto de Sebastopol, tendo o partido Rússia Unida de Vladimir Putin conseguido a vitória com maioria.

A Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em março depois dos separatistas pró-Moscovo terem organizado um referendo sobre a adesão da região à Federação Russa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório